O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 está chegando. Em 6 e 7 de novembro, mais de 4,6 milhões de pessoas farão a prova que, entre outras atribuições, será uma porta de entrada para 51 instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.
– Consulte o mapa do Enem e veja como as principais faculdades do Brasil vão usar o exame
Com a proximidade da prova, é natural que os candidatos tenham questões. Os estudantes querem saber, por exemplo, "Onde será aplicado o exame?", "Para que servem os resultados do Enem?" ou "É possível alterar língua estrangeira escolhida?". Leia abaixo a resposta dessas e outras perguntas bastante comuns entre os candidatos.
– Entenda como funciona o Enem
COMO É FEITA A CORREÇÃO DA PROVA?
Como é feita a leitura dos cartões-resposta?
A leitura do cartão-resposta dos candidatos é realizada por escaneamento, para identificar a marcação de respostas das questões objetivas de cada uma das quatro provas.
Não serão computadas questões não assinaladas, marcações não preenchidas completamente ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de pontuação.
Preste atenção! Todos os modelos de prova do Enem trarão tanto questões de inglês quanto de espanhol, com a mesma numeração. O estudante deve necessariamente responder as questões do idioma escolhido no ato de inscrição, pois os gabaritos são distintos.
– Estude com o Simulado Enem Guia do Estudante
Como é realizado o cálculo para a nota final das provas objetivas?
O resultado das provas objetivas são obtidos através da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Como funciona o TRI?
A TRI substituiu a Teoria Clássica de avaliação, em que cada questão recebe uma pontuação e o resultado final é a soma das questões respondidas corretamente. A TRI possibilita a criação de uma medida (escala) para medir o conhecimento do indivíduo.
Tomando como exemplo uma prova do Enem de 45 questões: se duas pessoas acertarem 20 questões – não sendo as mesmas 20 questões -, dificilmente elas terão a mesma nota. Não porque uma questão tenha peso maior que a outra, mas porque o sistema está montado de forma que quem acertou itens dentro de um padrão de coerência terá notas melhores.
O candidato será penalizado se "chutar" uma questão?
O candidato "chutar" não será penalizado. No entanto, com a correção em TRI essa questão não dará uma pontuação tão alta quanto daria a uma pessoa que, pelas outras questões acertadas, mostra um padrão consistente de respostas corretas.
– Estude para o Enem com um game online!
Como será a correção da redação?
A redação é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média das notas atribuídas pelos dois.
Em caso de uma diferença de cinco pontos ou mais entre as duas notas, a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor, sem que este conheça as notas dos demais. A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores.
– Cursinho prepara aula virtual gratuita para quem vai prestar Enem
É possível zerar na redação?
A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual, será desclassificada. A folha de redação sem texto escrito e redação com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, será considerada em branco. A folha de redação com texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras será considerada anulada.
*Com informações do Inep. Veja mais no site do Enem.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem
Leia mais:
– PREPARE-SE PARA A PROVA!
– O QUE FAZER NO DIA DA PROVA?
– COMO SERÁ O ENEM?
– COMO FICO SABENDO A MINHA NOTA?
– COMO UTILIZO O RESULTADO DO ENEM?