Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Entenda como funciona a nota do Enem para as inscrições do Sisu

A nota de cada área do conhecimento pode variar de acordo com o curso escolhido

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h36 - Publicado em 8 jan 2013, 17h23

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013 já estão rolando (seguem até 11 de janeiro) e você ainda fica confuso com o uso da nota do Enem 2012 na hora de escolher um curso? Não se preocupe que o GUIA DO ESTUDANTE explica para você.

– Faça agora a sua inscrição para o Sisu 2013

– Confira a oferta de vagas do Sisu

– Veja passo a passo como se inscrever no Sisu 2013

Ao entrar no site do Sisu, o sistema recupera automaticamente as notas obtidas no Enem, em cada área do conhecimento e na redação. Mas, essas notas variam em cada instituição de ensino e curso. Isso ocorre, porque cada instituição tem a sua maneira de avaliar os estudantes e, para diferenciar os candidatos, acabam adotando pesos diferentes para as notas do exame, de acordo com as necessidades de cada curso.

Continua após a publicidade

Por exemplo, um curso de Biologia pode dar mais peso à nota do estudante na área de Ciências da Natureza, enquanto um de Engenharia Civil pode dar mais peso para a área de Matemática. Quando isso acontece, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato. Para saber como foi calculada a sua nota, basta entrar no link “qual a composição da minha nota nesta opção”.

Além disso, as notas podem variar de acordo com a inscrição do candidato. Aqueles que se inscreveram por políticas afirmativas podem ganhar um bônus na nota. Deste modo, a nota do mesmo candidato irá variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus.

Notas de corte
Ao fazer a inscrição em determinado curso, o estudante fica sabendo a sua nota de corte. Diferentemente do que acontece nos vestibulares regulares, a nota de corte do Sisu é calculada durante as inscrições ao programa e pode mudar a todo o momento. Isso ocorre, porque essa nota varia de acordo com o número de vagas oferecidas e a quantidade de candidatos inscritos.

Ou seja, ao final do dia, dependendo do número de pessoas que se inscreveram em determinado curso – e o seu número de vagas – o Sisu calcula a nota de corte. Mas, no dia seguinte, se aumentar ou diminuir a quantidade de candidatos interessados no curso – uma vez que o candidato pode mudar a sua inscrição até o último dia -, a nota pode variar.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

De qualquer forma, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. 

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Sisu

– Notícias sobre vestibular e Enem

Publicidade
Entenda como funciona a nota do Enem para as inscrições do Sisu
Universidades
Entenda como funciona a nota do Enem para as inscrições do Sisu
A nota de cada área do conhecimento pode variar de acordo com o curso escolhido

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.