Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Entenda como funciona a nota do Enem para as inscrições do Sisu

A nota de cada área do conhecimento pode variar de acordo com o curso escolhido

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h36 - Publicado em 8 jan 2013, 17h23

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013 já estão rolando (seguem até 11 de janeiro) e você ainda fica confuso com o uso da nota do Enem 2012 na hora de escolher um curso? Não se preocupe que o GUIA DO ESTUDANTE explica para você.

– Faça agora a sua inscrição para o Sisu 2013

– Confira a oferta de vagas do Sisu

– Veja passo a passo como se inscrever no Sisu 2013

Ao entrar no site do Sisu, o sistema recupera automaticamente as notas obtidas no Enem, em cada área do conhecimento e na redação. Mas, essas notas variam em cada instituição de ensino e curso. Isso ocorre, porque cada instituição tem a sua maneira de avaliar os estudantes e, para diferenciar os candidatos, acabam adotando pesos diferentes para as notas do exame, de acordo com as necessidades de cada curso.

Por exemplo, um curso de Biologia pode dar mais peso à nota do estudante na área de Ciências da Natureza, enquanto um de Engenharia Civil pode dar mais peso para a área de Matemática. Quando isso acontece, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato. Para saber como foi calculada a sua nota, basta entrar no link “qual a composição da minha nota nesta opção”.

Continua após a publicidade

Além disso, as notas podem variar de acordo com a inscrição do candidato. Aqueles que se inscreveram por políticas afirmativas podem ganhar um bônus na nota. Deste modo, a nota do mesmo candidato irá variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus.

Notas de corte
Ao fazer a inscrição em determinado curso, o estudante fica sabendo a sua nota de corte. Diferentemente do que acontece nos vestibulares regulares, a nota de corte do Sisu é calculada durante as inscrições ao programa e pode mudar a todo o momento. Isso ocorre, porque essa nota varia de acordo com o número de vagas oferecidas e a quantidade de candidatos inscritos.

Ou seja, ao final do dia, dependendo do número de pessoas que se inscreveram em determinado curso – e o seu número de vagas – o Sisu calcula a nota de corte. Mas, no dia seguinte, se aumentar ou diminuir a quantidade de candidatos interessados no curso – uma vez que o candidato pode mudar a sua inscrição até o último dia -, a nota pode variar.

De qualquer forma, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. 

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Sisu

– Notícias sobre vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade