Entenda o novo auxílio para estudantes de Medicina e quem pode receber
Conheça a ajuda financeira para quem sonha vestir o jaleco
Cursar Medicina sempre foi um desafio gigante, não só pelas provas puxadas, mas também pelo custo alto da formação. Para dar uma força extra a quem está nessa maratona, o governo lançou um novo auxílio mensal para estudantes de Medicina em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O benefício faz parte do Programa de Bolsa Permanência do Programa Mais Médicos (PBP-PMM) e promete ajudar os futuros doutores a concluírem o curso sem precisar largar o jaleco no caminho.
Ainda não foi divulgado o valor exato, mas já se sabe que ninguém receberá menos que R$ 700,00, que é o valor atual de uma bolsa de iniciação científica.
+ Como funciona o pagamento do Pé-de-Meia para quem faz Enem
Quem pode receber?
O auxílio é voltado para estudantes de medicina de universidades federais e privadas credenciadas no Programa Mais Médicos. Mas não é para todo mundo deste grupo:
- É preciso estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal), com os dados atualizados.
- Se a faculdade for privada, o aluno precisa ter bolsa de estudo integral da própria instituição.
- Não pode ter renda bruta familiar per capita acima de 1,5 salário- mínimo (R$ 2.277).
- Também não pode já ter outro diploma de nível superior, nem receber bolsa de permanência em universidades federais de medicina.
Como se inscrever?
O processo é online: basta acessar o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) com login do Gov.br. Lá, o candidato envia documentos como comprovante de renda e matrícula e assina o termo de compromisso do bolsista-PMM.
Atenção! O auxílio não é automático. Cada instituição de ensino vai selecionar os candidatos de acordo com a menor renda familiar e dar prioridade para quem fez o Ensino Médio em escola pública ou entrou na faculdade por meio de cotas sociais.
+ Entenda decisão do MEC que pode punir cursos de Medicina
E se o estudante já recebe outra bolsa?
Sem crise: o auxílio pode ser acumulado com outras bolsas, desde que o valor total recebido não passe de 1,5 salário-mínimo por mês. E preste atenção: alguns vacilos podem fazer você perder a bolsa, como:
- Trancar a matrícula, mudar de curso ou perder a bolsa integral da faculdade privada.
- Baixo desempenho acadêmico (menos de 75% de aproveitamento no período letivo).
- Passar do prazo previsto do curso em mais de dois semestres.
- Prestar informações falsas na inscrição.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Resultado do CNU 2025: saiba aqui como ver
Para professores, questão de linguagens do 1º dia de Enem tem duas respostas possíveis
Nota de corte CNU bloco 5: veja pontuação para cada modalidade
O que é cacoépia? Entenda
Rayssa Leal e Paolla Oliveira viram questões do primeiro dia do Enem 2025





