Assine com até 65% de desconto

Entenda o que são e como funcionam as Liberal Arts Colleges dos EUA

Se você imagina que é uma faculdade de Artes, se enganou!

Por Redação Atualizado em 23 nov 2020, 15h02 - Publicado em 21 nov 2020, 10h02

Você já deve ter lido na biografia de algum estrangeiro famoso, por exemplo, que ele se formou em uma “liberal arts college”. E se nessa hora você imaginou que ele tinha feito faculdade de Artes, se enganou! As Liberal Arts Colleges são instituições de ensino superior que têm em seu cerne a ideia de interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade já é discutida há alguns anos no ensino superior. As universidades públicas, de forma geral, passaram a permitir que alunos matriculados em uma determinada graduação pudessem cumprir créditos de disciplinas eletivas de outros cursos. O objetivo com isso é evitar a fragmentação do ensino e ampliar o aprendizado.

Nos Estados Unidos, no entanto, esse conceito já está consolidado e é implantado de tal forma que permite a universitários, em um único curso de graduação, se formarem em áreas completamente distintas, tal qual teatro e química, biologia e filosofia, ou ainda matemática e artes.

Como é estudar numa Liberal Arts College

Ao se candidatar para uma vaga em tais escolas não é preciso dizer o que se quer estudar. Isto é, diferentemente do que ocorre no Brasil, o aluno não se candidata a uma vaga em um determinado curso (psicologia, por exemplo), mas sim a uma vaga na universidade. Depois de aprovado, ele vai poder “experimentar” diversas disciplinas para saber de quais gosta mais e, somente quando se sentir seguro, vai escolher sua área de formação.

No primeiro ano, os estudantes precisam fazer as chamadas common cores. Ou seja, devem cursar matérias gerais e obrigatórias, como história, inglês e matemática. A partir do segundo ano é possível — se o aluno quiser e já souber a área que pretende seguir — se concentrar em matérias que tenham relação maior com o curso pretendido.

A consutora educacional da Fundação Estudar, Luciana Fortes, que atua na preparação de candidatos para ingresso em universidades dos EUA, é formada no Bryn Mawr College, uma renomada escola de artes liberais exclusiva para mulheres, na Pensilvânia. “Sou graduada em dança, mas tenho especialização também em francês e psicologia”, conta ela. Algo assim, obviamente, seria impossível em universidades tradicionais.

Continua após a publicidade

O que são Liberal Arts Colleges?

As Liberal Arts Colleges são um tipo de faculdade dos Estados Unidos. Ao se candidatar para uma vaga em tais escolas não é preciso dizer o que se quer estudar. Depois de aprovado, ele vai poder “experimentar” diversas disciplinas para saber de quais gosta mais e, somente quando se sentir seguro, vai escolher sua área de formação.

Qual é a diferença de uma Liberal Arts College para outras faculdades?

De maneira geral, em outras faculdades o estudante deve passar por determinados cursos em alguns momentos de sua formação para se formar. As Liberal Arts Colleges oferecem mais flexibilidade no currículo e permitem que o estudante tenha mais escolha sobre quais matérias deseja aprender.

Quais são algumas das Liberal Arts Colleges mais famosas?

Bryn Mawr College, Smith College, Amherst College, Vassar College e Bates College são algumas das mais renomadas dos Estados Unidos.

Este texto foi originalmente publicado no portal Estuda Fora, parceiro do Guia do Estudante.

Quero Bolsa | Procurando por bolsas de estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta até 75% do valor da mensalidade. Saiba mais!

Continua após a publicidade
Publicidade