Se não pode vencê-los, junte-se a eles. Foi o que fez o Colégio Hugo Sarmento, de São Paulo. Ao invés de proibir o uso do Twitter em sala de aula, um professor da escola resolveu ensinar seus alunos do 7º e 8º ano do ensino médio a usar a rede social como plataforma para contar pequenas histórias, criando a estrutura do miniconto. É o que mostra reportagem publicada hoje no Jornal da Tarde.
Para escrever uma história com os apenas os 140 caracteres permitidos pelo Twitter, os estudantes tiveram de ficar atentos à narrativa, à concisão e ao sentido do que era postado.
A técnica do miniconto, também conhecida como microconto ou nanoconto, foi proposta pelo professor, segundo aponta a reportagem, para aprimorar a estrutura da narrativa e as poesias concretas, temas das aulas de literatura.
Para que todos os alunos pudessem escrever os seus microcontos, foi criado um perfil na rede social (@hs_micro_contos). O professor não exigiu que os contos tivessem nenhum tipo de linguagem formal, mas os símbolos e as abreviações, muito utilizadas nos textos de redes sociais, não foram muito usados.
Para ler os minicontos dos alunos do Colégio Hugo Sarmento acesse aqui.
Leia aqui a matéria completa do Jornal da Tarde.
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