A ESPM está com inscrições abertas para o vestibular. A novidade é que, além dos já tradicionais cursos de Administração, Design, Relações Internacionais, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, agora também são oferecidas graduações em Ciências Sociais e do Consumo e Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão, em São Paulo, e Cinema e Audiovisual, no Rio de Janeiro.
Segundo a ESPM, o curso de Ciências Sociais e do Consumo foi criado para atender à demanda do mercado por especialistas que aliem conhecimento do comportamento humano a uma análise da sociedade de consumo. Tradicionalmente, o cientista social atua no setor público, em organizações não governamentais, institutos de pesquisa e educação. Agora, a ESPM atende à demanda das empresas, que também sentem a necessidade de ter especialistas em ciências sociais com perfil dinâmico para entender tendências de consumo e, assim, propor inovações para o mundo dos negócios, empreendedorismo e sustentabilidade. “Vivemos na era das transformações, e compreender uma sociedade que avança e consome de forma tão acelerada requer novos conhecimentos e instrumentos desconhecidos para o profissional do século passado”, diz Mário René, coordenador do curso.
A outra novidade, que é o curso de Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão, une tecnologia a conhecimentos em comunicação, marketing e gestão. “O profissional de tecnologia é muito disputado no mercado de trabalho, mesmo em tempos de crise”, afirma Rodrigo Tafner, coordenador do curso. “As empresas, no entanto, não querem profissionais apenas técnicos, mas que também compreendam as necessidades das empresas e pessoas que usam tecnologia no seu cotidiano.”
Já a graduação em Cinema e Audiovisual surgiu da grande carência de profissionais qualificados nessa área. “Os incentivos à criação de produtos audiovisuais e o aquecimento das produções nacionais fizeram o mercado audiovisual brasileiro crescer e se profissionalizar”, diz Pedro Curi, coordenador do curso. O maior diferencial do novo curso é tratar o segmento audiovisual não apenas como estética e linguagem, mas como negócio, apresentando ao seu estudante noções de gestão, marketing e empreendedorismo.
De acordo com a Escola, todas as suas graduações têm em comum o objetivo de formar profissionais para o mercado. Para os interessados, a dica é clara: a ESPM procura pessoas que não sigam o padrão nem o senso comum e que saibam arriscar, criar e buscar um caminho diferente.
Os candidatos podem se inscrever no vestibular até o dia 4 de novembro na ESPM Rio e até 6 de novembro na ESPM SP pelo site da instituição.