logo-ge

Estudantes de Minas Gerais receberam prova trocada no Enade 2010

Alunos de Educação Física da Unis-MG estavam com a prova do curso de Farmácia

No último domingo (21/11), cerca de 650 mil estudantes de graduação de todo o Brasil fizeram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Em nota, a assessoria do Inep informou que a prova foi aplicada com tranquilidade. Mas, para alguns estudantes do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG) a realidade foi outra.

De acordo com o Procurador Institucional da Unis, Sidnei Verginio da Silva, os estudantes do curso de Educação Física da instituição receberam a prova que avaliaria o curso de Farmácia. “Assim que receberam a prova, os estudantes notaram o erro e avisaram o fiscal da sala, que escreveu na ata da prova o ocorrido”, diz o procurador.

Após a constatação do erro, os estudantes foram instruídos a responder apenas as 10 questões gerais que compõem a prova. As outras 30 questões, que são específicas do curso avaliado, não foram feitas.

“Estamos preocupados com os desdobramentos desse problema, afinal a nota do Enade é utilizada para avaliar a universidade. E, na última avaliação, o nosso curso de Educação Física foi taxado como o melhor entre as instituições de ensino privadas e o segundo melhor entre todas as universidades do Brasil”, explica Sidnei Verginio da Silva.

A assessoria de imprensa da Unis informou que a universidade recebeu uma carta do Inep informando que o caso será investigado e solucionado de uma maneira que não prejudique os estudantes e a universidade.

Enade 2010

Desde 2009, o Enade é aplicado para todos os estudantes ingressantes, aqueles que até o dia 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso, e concluintes, aqueles que até 2 de agosto tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo ou que tenham vão se formar em 2010. Antes, a prova era amostral, ou seja, apenas alguns alunos eram sorteados para fazer o exame.

 – Entenda como funciona o Enade

As áreas avaliadas pelo Enade são definidas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC). Nesse ano, serão avaliados os cursos de bacharelado de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, e os cursos superiores de tecnologia de Agroindústria, Agronegócios, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem