A chuva já vinha caindo o dia inteiro em São Paulo, complicando o trânsito por toda a cidade. Nas ruas próximas ao prédio da Universidade Paulista (Unip), na unidade Paraíso, estudantes de guarda-chuva apertavam o passo para chegar na hora correta ao primeiro dia de provas do vestibular 2012 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A recomendaçao da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) para chegar uma hora antes do começo da prova, às 13 horas, surtiu efeito, pois nenhum estudante naquele local chegou atrasado e foi impedido de entrar. Mesmo assim, alguns conferiam o mural com a lista de candidatos e saíam correndo, sem nem abrir o guarda-chuva, ao perceber que seu local de prova não era ali, mas sim a algumas quadras, em outra unidade da Unip.
Entre as centenas de pais e alunos que esperavam a abertura dos portões, era possível encontrar perfis de todos os tipos, dos mais confiantes a aqueles que nem sabiam quais matérias seriam cobradas naquele dia (serão 24 questões dissertativas de Português, Literatura e Matemática).
Roberta Hesse, de 18 anos, terminou o terceiro ano do Ensino Médio agora e vai prestar Ciências Sociais. “Não sei nem o que vai cair hoje. Para falar a verdade, nem sei como eu passei na primeira fase, foi impressionante eu ter ido bem nela”, comentou. Assim que descobriu o que seria cobrado, afirmou: “Vou me sair melhor hoje em Português, com certeza”. Além da Unicamp, a estudante ainda está esperando o resultado da Fuvest e já está matriculada na Faap e na PUC-SP.
– Confira as fotos do primeiro dia da segunda fase da Unicamp 2012
Já Guilherme Mishio, de 19 anos, se preparou bastante para esta prova. “Creio que a Unicamp é a mais difícil de todas. Abrange muita coisa de todas as disciplinas”, disse. Guilherme, que também vai prestar Ciências Sociais, acredita que irá melhor em Português e Literatura na prova de hoje. “Depois da segunda fase da Fuvest fica mais difícil estudar, mas mesmo assim consegui pegar nos livros algumas vezes”, completou.
Estudante não leva documento, mas consegue fazer a prova
Amanda Velasco percebeu 15 minutos antes da prova que não estava com o RG na carteira, obrigatório para fazer o vestibular. “Não tenho nenhum documento comigo, só o Bilhete Único sem foto”. A estudante, que acabou o Ensino Médio agora e está prestando Biologia, veio da zona sul da cidade, em Interlagos. “Meu pai até está aqui perto ainda, mas ele não está com o meu RG”, lamentou. Mesmo sem o documento, Amanda conseguiu entrar para fazer a prova.
Mais de 16 mil candidatos estavam sendo esperados para fazer as provas e concorrer a uma das 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e em dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Os candidatos terão quatro horas para responder a 24 questões dissertativas em cada dia de prova. Neste domingo (15), serão 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura e mais 12 de Matemática. Na segunda (16) as provas serão de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e Inglês (6 questões). Na terça (17), serão 24 questões de Ciências da Natureza.
Gabarito
O GUIA DO ESTUDANTE publicará a correção das provas ao fim de cada dia.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem