Clique e assine GE Play por R$16,90

Exercícios ajudam a relaxar e se concentrar para o vestibular

Rotina diária de cinco a dez minutos restaura corpo e mente do desgaste provocado pela alta carga de estudo

Por por GUILHERME DEARO - Atualizado em 16 Maio 2017, 13h29 - Publicado em 24 nov 2011, 17h03

Se você passa muito tempo na frente de livros e apostilas estudando e já enfrentou muitos simulados e provas com horas de duração, com certeza deve ter reparado que, ao término de tal “maratona”, seu corpo e mente estão tensos e cansados.

Para evitar que o desgaste físico e mental prejudique o desempenho na hora do vestibular, é importante praticar alguns exercícios de relaxamento.

Jaime Kuk, professor de Biologia do Cursinho do XI e especialista em práticas terapêuticas chinesas do Instituto Suave Corpo, aconselha os estudantes a criarem uma rotina diária de pequenos exercícios, para controlar o estresse e o cansaço durante o estudo e também antes e depois das provas.

“Como o estudante fica muito tempo sentado e curvado, é preciso se exercitar para restaurar musculatura, articulações e circulação. O ideal são exercícios de 5 a 10 minutos durante os estudos e antes das provas do vestibular”, explica Kuk.

O ideal é praticar os exercícios diariamente e não somente quando o corpo chegar a um ponto crítico. O professor também alerta os estudantes sobre a grande preocupação em se manter calmo a todo custo. Para ele, o estresse é natural em um momento importante como o vestibular:

“Normalmente, existe uma preocupação em se manter calmo. Claro que ficar tranquilo é bom, mas o estresse deve ser encarado com mais naturalidade. Ele nada mais é do que uma reação natural do corpo à importância do momento, é um modo de deixar sentidos e mente em alerta. A tensão não pode fugir do controle, claro, mas um pouco sempre terá e é natural”, explica o professor.

– Quem é você no dia do vestibular? Faça o teste e descubra!

Confira a seguir os exercícios recomendados:

DICAS

 – Não faça os exercícios com força ou velocidade, sim com movimentos lentos e relaxados, como se estivesse se espreguiçando.

 – Procure sempre prestar atenção no efeito do exercício no corpo, para perceber seus benefícios e observar se não está se machucando ou executando de forma errada.

 – Repita por quatro vezes a sequencia de cada exercício.

Continua após a publicidade
Para aliviar o pescoço

 – Sentado ou em pé, deitar a cabeça num ombro e depois no outro

 – Levar o queixo para a esquerda e depois para a direita (rotação)

 – Levar o queixo para cima e para baixo

Para aliviar os ombros

 – Erguer os ombros como se fosse encostá-los nas orelhas e soltá-los com calma.

 – Levar os ombros à frente, como se fosse juntá-los, alternando com puxar os ombros para trás, expandindo o peito.

Para aliviar costas e cintura

 – Sentado, deitar o tronco sobre as coxas, respirando com calma e se deixando relaxar.

 – Em pé, com cuidado e devagar, esticar os braços para trás, inclinando um pouco o tronco também para trás como se estivesse espreguiçando. Abaixe-se para frente, relaxando a cabeça e soltando os braços. As pernas devem estar estendidas, pois com este movimento obtêm-se um leve alongamento delas.

 – Em pé ou sentado, girar (rotar) o tronco para a esquerda e direita, como se quisesse olhar para trás, mas sem mover os pés (ou a bacia, se estiver sentado).

Para aliviar pés e tornozelos  – Sentado ou em pé, puxar a ponta dos pés para cima, até sentir alongar a panturrilha, alternando com esticar a ponta do pé para frente.
Respiração

Para acalmar, auxiliar o bom sono, regular funções dos órgãos internos e ajudar na concentração:

 – Sentado ou em pé, praticar a respiração com o baixo ventre, como se a barriga abaixo do umbigo se enchesse de ar. A respiração não deve ser forçada, deve-se deixar o corpo relaxar devagar, e naturalmente essa respiração acontecerá.

Recomenda-se respirar dessa forma até se obter um ritmo de menos de 10 respirações por minuto, por um período de 15 minutos diários, se possível.

 

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade