Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Fuvest 2014 bate recorde de inscrições com 172 mil candidatos

Número é 7,7% maior do que o registrado no ano anterior

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 24 set 2013, 18h48

Em uma levantamento preliminar divulgado nesta terça-feira (24), a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo divulgou que mais de 172 mil estudantes se inscreveram para o vestibular 2014 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Esse é o maior número registrado pelo processo seletivo desde a sua criação, 37 anos atrás. O aumento foi de 7,7% em comparação com a marca do ano passado, quando 159.609 candidatos estavam inscritos para o vestibular. São oferecidas atualmente 11.057 vagas.

– Fuvest divulga calendário completo do vestibular 2014

Além desses dados, também foi divulgado o percentual de estudantes oriundos de escola pública: 38% do total ou 65.224 candidatos. Desse número, 35,3% (60.683) cursaram, pelo menos, o ensino médio na rede pública de ensino e 16,3% (27.995) são alunos inscritos no Programa de Avaliação Seriada (Pasusp), que cursaram todo o ensino fundamental e médio na rede pública.

Novos bônus

A Fuvest anunciou neste ano novas regras para a bonificação. A partir do próximo processo seletivo, os candidatos declarados pretos, pardos e indígenas (PPI) poderão ter acréscimo de até 5% na nota. Segundo o levantamento divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação, o número de inscritos nessa condição de Inclusp Ensino Básico que se declararam PPI foi de 23.735 (13,8%) candidatos.

– USP aprova novas medidas de inclusão social para alunos de escola pública

“Esses dados devem ser festejados, porque nos mostra que o Plano Institucional da Universidade, que visa ao desenvolvimento de novas ações de inclusão social na Universidade, teve eco entre esses estudantes”, comemora a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn.

Os bônus do Inclusp podem chegar a até 25%, dependendo do grupo em que candidato se inserir. O bônus é calculado segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do Vestibular da Fuvest. O bônus obtido na primeira fase será aplicado na segunda fase. Hoje, essa porcentagem pode chegar a até 15%.

Continua após a publicidade

Meta até 2018

O objetivo com as novas propostas de bonificação é atingir, até 2018, a meta de 50% dos alunos matriculados em cada curso e em cada turno que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Além disso, desses 50% vindos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE.

O plano, aprovado pelo Conselho Universitário em julho deste ano, inclui quatro medidas: o aumento e criação de novos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), a criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do Programa “Embaixadores USP” e a ampliação dos locais de prova da Fuvest no Estado de São Paulo.

Provas

A primeira fase do vestibular 2014 da Fuvest será aplicada em 24 de novembro (domingo). O exame com 90 questões de multipla escola terá 5 horas de duração, com início às 13h. Os locais de prova serão divulgados em 18 de novembro.

– Saiba mais sobre o vestibular 2014 da Fuvest

A lista de convocados para a segunda fase será divulgada em 16 de dezembro. A prova desta etapa será realizada de 5 a 7 de janeiro, com início às 13h e duração de quatro horas.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade