Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Fuvest 2014: Professores elogiam prova, mas apontam problemas em duas questões

Primeira fase do vestibular foi aplicada neste domingo (24)

Por Ana Prado Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 24 nov 2013, 22h20

Na opinião dos professores Célio Tasinafo, coordenador do cursinho Oficina do Estudante, e Luís Ricardo Arruda, coordenador do Anglo, a prova da primeira fase da Fuvest, aplicada neste domingo (24), foi muito bem feita e trouxe questões difíceis. “Mas a Fuvest já tem um modelo consolidado, então para o aluno que se preparou não houve grandes surpresas”, diz Célio.

“A prova, no geral, foi excelente. As questões de literatura cobraram muito os livros de leitura obrigatória e as de interpretação exigiram, mais do que uma leitura superficial, a apreensão do texto apresentado”, completa Arruda. O professor Célio destacou também a prova de geografia, a qual “trouxe mais mapas que o Enem, que é conhecido por cobrar muita interpretação de imagens”.

– Baixe a prova

– Baixe o gabarito 

>>Veja também: No Twitter, estudantes reclamam que prova foi difícil

Para ele, as provas de matemática e química foram bem contextualizadas, com enunciados que remetiam ao cotidiano do aluno. Já o professor Arruda considerou a prova de química pouco abrangente – não houve questões de físico-química, por exemplo. “Mas isso não chega a ser uma falha, já que o conteúdo pode ser cobrado na segunda fase”, pondera.

Continua após a publicidade


Uma das questões que apresentaram problema, segundo o professor Arruda

Ainda segundo ele, duas questões apresentaram problemas: a 51, de geografia, e a 1, de biologia, ambas da prova V. “A de geografia pergunta sobre o clima de Petrolina, município de Pernambuco famoso por sua produção de frutas, mas não tem uma resposta certa. O gabarito oficial diz que é a alternativa B (semiárido), mas isso não é verdade. O clima do município não segue a regra da região, por isso tem uma agricultura diferenciada. Já a questão de biologia dá como certa a alternativa D, mas a A também está correta”, explica.

Acompanhe a correção comentada pelos professores da Oficina do Estudante neste link.

 

LEIA MAIS

Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade