Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Fuvest 2014: Taxa de abstenção foi de 8,7% no terceiro e último dia; baixe as provas desta terça (7)

Para coordenador de cursinho, terceiro dia foi considerado o mais difícil

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h55 - Publicado em 7 jan 2014, 17h38

Nesta terça-feira (7), a Fuvest realizou seu terceiro e último dia de provas da segunda fase de seu vestibular 2014. A partir de amanhã (8), apenas os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Música (Ribeirão Preto), Audiovisual, Design e Arquitetura farão provas de habilidades específicas preparadas pelas respectivas instituições (veja o calendário no quadro ao lado).

>> Baixe a prova do terceiro dia
>> Acompanhe a correção do terceiro dia de provas
Baixe a prova do segundo dia da segunda fase
Baixe a prova do primeiro dia da segunda fase

Calendário das provas específicas:
08 (quarta-feira) a 10/01/2014 (sexta-feira) Artes Cênicas – ECA – Bacharelado
08 (quarta-feira) a 10/01/2014 (sexta-feira) Artes Cênicas – ECA – Licenciatura
09 (quinta-feira) a 11/01/2014 (sábado) Música (Ribeirão Preto)
09 (quinta-feira) e 10/01/2014 (sexta-feira) Arquitetura – FAU
09 (quinta-feira) e 10/01/2014 (sexta-feira) Design – FAU
10/01/2014 (sexta-feira) Arquitetura – São Carlos
10/01/2014 (sexta-feira) Curso Superior do Audiovisual – ECA
Os locais, horários e demais instruções para realização das provas específicas estão nas páginas 60 a 68 do Manual do Candidato, que pode ser acessado pelo site da Fuvest.

A prova desta terça teve 12 questões dissertativas de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida (podendo ser seis ou quatro questões de cada matéria, portanto). Dos 32.569 candidatos convocados, 2.830 não compareceram ao local de prova, o que significa uma taxa de abstenção de 8,7%. No ano passado, o índice foi de 9,28%.

A segunda fase começou no último domingo (5), com 10 questões de Português e uma redação. Na segunda, foram 16 questões de diversas matérias (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês).

Professores elogiam prova

Os coordenadores de cursinhos ouvidos pelo GUIA DO ESTUDANTE elogiaram a interdisciplinaridade do segundo dia de prova da Fuvest. "Foi difícil e inovadora, e as perguntas foram elaboradas de uma forma que fugia do padrão: eram interdisciplinares de verdade e exigiram bons conhecimentos dos temas", diz o coordenador-geral do Anglo Vestibulares, Luís Ricardo Arruda. "E exigia iniciativa – o aluno precisava fazer desenhos e esquemas para conseguir resolver certas questões, senão nem conseguiria começar", completa ele, que considera a prova mais difícil que a do ano passado. Para Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, algumas matérias vieram "diluídas" em outras e foram menos exploradas, como história, matemática e biologia. Mesmo assim, ele diz que a prova "foi muito bem feita e exigente".

Este terceiro dia foi considerado o mais difícil. “A prova foi exigente em seu conjunto, mas, como era de se esperar, o último dia foi ainda mais. As questões cobraram praticamente todos os grandes temas de cada matéria e mesmo o candidato mais preparado provavelmente levou tempo para elaborar as respostas”, afirma o professor Célio.

Continua após a publicidade

Matrícula

A primeira chamada com a lista de convocados para a matrícula será divulgada no dia 1º de fevereiro. Este ano, a matrícula terá duas fases, ambas obrigatórias. A primeira, não presencial, será feita pela internet entre os dias 4 e 5 de fevereiro. A segunda etapa, presencial, será realizada nos dias 12 e 13 do mesmo mês, com a entre dos documentos para registro acadêmicos no Serviço de Graduação da Unidade (Escola, Faculdade ou Instituto) responsável pelo oferecimento do curso para o qual o estudante foi chamado.

A segunda chamada será divulgada em 7 de fevereiro, com matrículas não presenciais em 8 e 9 do mesmo mês e presenciais nos dias 12 e 13.

O candidato que quiser saber de seu desempenho no vestibular deverá se cadastrar no site da Fuvest, na seção "Usuários". Esta informação estará disponível após a divulgação da primeira chamada, no dia 1º de fevereiro.

LEIA MAIS:

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade