Assine com até 65% de desconto

Fuvest 2017: Baixe a prova do primeiro dia da 2ª fase

Embora tenha causado um choque inicial por mencionar Kant, o tema da redação não teve um nível de dificuldade particularmente grande, diz professora

Por Ana Prado Atualizado em 9 jan 2017, 17h48 - Publicado em 8 jan 2017, 19h44

A Fuvest já liberou o caderno de questões da primeira prova da segunda fase de seu processo seletivo, aplicada neste domingo (8). Valendo 100 pontos, ela contém 10 questões de português envolvendo interpretação de texto, gramática e literatura e uma redação. 

Baixe a prova de Português e Redação da segunda fase da Fuvest 2017

A prova foi bastante conteudista, segundo Saray Azenha, diretora pedagógica e professora de Redação e Língua Portuguesa do Cursinho Oficina do Estudante. “Foi uma prova justa, que exigiu conhecimento do candidato, mas lhe permitiu a apropriação dos temas, dando a ele liberdade para aliar isso à sua capacidade de se expressar”, afirma. “Em dez questões, a prova conseguiu abordar todo o conteúdo do Ensino Médio, de coesão e coerência a figuras de linguagem e literatura”.

Acompanhe a correção da prova em tempo real, feita pelo cursinho Oficina do Estudante

Algumas questões abordaram as obras literárias O Cortiço, Vidas Secas, Sagarana e Mayombe, presentes na lista de livros obrigatórios para o exame. “Foram cobrados aspectos fundamentais dessas obras, mas não óbvios: era preciso que o candidato refletisse sobre elas. Por isso, quem não as leu talvez tenha encontrado dificuldade”, diz a professora.

“A redação focava na filosofia, sim, mas não somente em Kant. O tema foi apropriado para a etapa da vida em que se encontra o vestibulando: ele está saindo da fase em que conta com a tutoria de adultos e precisa passar a pensar por si próprio”

Redação

Embora tenha causado um choque inicial por mencionar Kant – filósofo conhecido por sua complexidade – , o tema da redação não teve um nível de dificuldade particularmente grande, segundo Saray. “Não podemos focar só em Kant. O tema da redação focava na filosofia como um todo, em seu aspecto de promover esclarecimento e pensamento crítico. E é algo muito apropriado para a etapa da vida em que se encontra o vestibulando: ele está saindo da fase em que conta com a tutoria de adultos e precisa passar a pensar por si próprio, a ter suas próprias ideias”.

Continua após a publicidade

 

Próximas provas

Na segunda-feira (9) a prova terá 16 questões sobre as disciplinas que constituem o Núcleo Comum do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês) e algumas questões Interdisciplinares, todas com igual valor. Essa prova, que vale 100 pontos, é obrigatória para todos os candidatos de segunda fase. Na terça-feira (10) é a vez de os estudantes responderem a 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões de cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada.

Serão aplicadas também provas de habilidades específicas entre os dias 11 e 13 de janeiro para os candidatos de Artes Cênicas e curso superior do Audiovisual.

Resultado

A primeira chamada da Fuvest 2017 será divulgada em 2 de fevereiro.

 

  •  

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade