Fuvest 2017: Primeiro dia da 2ª fase tem 8,5% de abstenção
Neste domingo (8), candidatos tiveram prova de Português e Redação; Guia do Estudante trará a correção ao fim do dia
O índice de abstenções dos candidatos neste primeiro dia de provas da segunda fase da Fuvest 2017 aumentou em relação ao ano passado. Dos 22.869 convocados, 1.933 não compareceram. O índice de abstenção foi de 8,5%, contra 7,9% do último vestibular. No entanto, a Fuvest 2016 teve mais ausentes em números absolutos – foram 2.059, mas o número de convocados para esta etapa também foi maior: eram 23.908 em 2016.
Neste domingo (8), os candidatos tiveram de elaborar uma redação e responder a dez questões de interpretação de texto, gramática e literatura. O Guia do Estudante trará a correção das provas ao fim do dia.
Haverá ainda outros dois dias de provas, cada um valendo 100 pontos. Na segunda-feira (9), os candidatos terão 16 questões sobre as disciplinas do Núcleo Comum do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês), além de algumas interdisciplinares. Na terça-feira (10), serão 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões de cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. Algumas carreiras têm provas de Habilidades Específicas, que serão realizadas a partir do dia 13 de janeiro.
Todas as provas terão quatro horas de duração, sendo possível deixar o local a partir das 15h.
O candidato que zerar uma das provas (inclusive a de Habilidades Específicas) será eliminado do vestibular. Portanto, é preciso se atentar ao horário do fechamento dos portões, que serão abertos às 12h30 nos 37 locais de aplicação (21 na região metropolitana de São Paulo e 16 no interior do estado) e se fecharão, impreterivelmente, às 13h. Não serão aceitos retardatários: quem se atrasar ficará de fora da prova.
A primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 02 de fevereiro de 2017.