Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Fuvest 2022: obras obrigatórias com mais chances de aparecer na 2ª fase

'Alguma Poesia', 'Romanceiro da Inconfidência', 'Campo Geral' e 'Angústia' não caíram na primeira fase e há mais chances de estarem na segunda

Por Juliana Morales Atualizado em 14 jan 2022, 18h37 - Publicado em 14 jan 2022, 18h08

Assim como na primeira fase, o conhecimento sobre as obras obrigatórias será cobrado na segunda etapa da Fuvest 2022, que começa no domingo (16). No primeiro dia, além de uma redação, os candidatos vão encarar 10 questões dissertativas de português. Desse total, tradicionalmente, quatro questões são de literatura e as outras seis tratam de gramática e interpretação de texto.

No vestibular de 2022, nove obras compõem a lista obrigatória da Fuvest. Na primeira fase, cinco dos livros já apareceram. Três questões usaram Quincas Borba, de Machado de Assis, e uma questão teórica envolvia Nove Noites, de Bernardo Carvalho, e Terra Sonâmbula, de Mia Couto. Um enunciado também abordou um poema de Gregório de Matos e outro trouxe um poema do livro Mensagem, de Fernando Pessoa.

Na análise de Cadu Guarino, coordenador do Ensino Médio do Poliedro Perdizes, a prova de literatura na primeira fase da Fuvest foi muito bem elaborada, de forma que trabalhou alguns pontos específico – seja a estrutura textual dos livros ou temas abordados por eles. Para relembrar as questões da primeira fase, acesse o link.

Segunda fase: o que esperar em relação às obras obrigatórias

Marcelo Maluf, professor da Oficina do Estudante, diz que a prova da segunda fase da Fuvest tem como característica questões de interpretação de texto aliadas às discussões que as obras propõem, possivelmente com algum texto crítico. “Não são questões que cobram meramente leitura, mas análise crítica a respeito do universo da obra e das discussões atuais que esse universo explora”, explica. Portanto, o professor acredita que o candidato que se preparou apenas com resumo dos livros terá dificuldade em responder as questões no domingo.

Maluf também destaca que, como se trata de peguntas discursivas, é importantíssimo que o candidato responda às questões com um texto claro, bem escrito, em que consiga desenvolver bem o que foi perguntado. “Atenção máxima para as perguntas, pois, normalmente, há mais de um comando nas questões“, aconselha.

4 obras que têm mais chance de aparecer na segunda fase

Tanto Guarino como Maluf chamam atenção para as obras literárias que não apareceram na primeira fase e que têm mais chance de estarem na segunda fase. Eles ponderam que isso não é uma regra, e a Fuvest já cobrou a mesma obra literária na primeira e na segunda fase, mas é um bom termômetro.

Seguindo essa lógica dos livros que não foram cobrados em novembro, no domingo, podem aparecer questões de Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, Campo Geral, de Guimarães Rosa, e Angústia, de Graciliano Ramos. “Nos deparamos com uma tendência bem interessante: duas obras de prosa e duas de poesia. Então é muito provável que elas caiam”, observa Guarino.

Apesar de já terem aparecido na primeira, segundo Maluf, as obras Nove noites e Terra Sonâmbula também podem aparecer na segunda fase. Isso porque as questões que caíram sobre elas foi genérica demais e não contemplava enredo e nem discussões. “O candidato também deve levar em consideração as obras novas da lista, que são Alguma poesia, Terra Sonâmbula e Mensagem. Como Mensagem apareceu na primeira fase, as chances são menores na segunda, mas uma revisão das características gerais do livro também se torna necessária”, completa.

Revisão

Uma boa estratégia faltando tão pouco para a prova é focar na revisão das obras que têm mais chance de aparecer. Separamos conteúdos sobre as 4 obras que ainda não marcaram presença no vestibular 2022. Confira!

Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade

Leia a análise aqui

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

Continua após a publicidade

Leia a análise aqui

Ouça o episódio do podcast Marca Texto, do GUIA em parceria com o Curso Anglo:

Campo Geral, de Guimarães Rosa

Leia a análise aqui

Ouça o episódio do podcast Marca Texto, do GUIA em parceria com o Curso Anglo:

Angústia, de Graciliano Ramos

Leia análise aqui

Ouça o episódio do podcast Marca Texto, do GUIA em parceria com o Curso Anglo:

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade