A Fuvest 2024 não ficou atrás da Unicamp, Unesp e Enem em relação às atualidades. A primeira fase do vestibular, aplicada neste domingo (19), abordou um tema que esteve em alta nas últimas semanas por causa da redação do Enem 2023: o trabalho invisível das mulheres. O enunciado de uma das questões apresentava dois textos sobre a chamada “economia do cuidado”. Trata-se do trabalho doméstico não remunerado exercido majoritariamente por mulheres, como a limpeza de casa, o preparo das refeições e o cuidado de crianças e idosos.
+ Confira o gabarito oficial da 1º fase da Fuvest 2024 para as provas X, K, Q, V, e Z.
Além deste, outros temas de relevância social apareceram na prova. A questão de número 3 (prova V) tratava, por exemplo, dos valores e estereótipos raciais embutidos nas pinturas do francês Jean-Baptiste Debret, e trazia uma releitura de uma de suas obras feita pela artista Gê Viana. Uma outra questão falava sobre o ingresso de pessoas negras no Ensino Superior no pós-apartheid na África do Sul.
Em literatura, além dos autores previstos na lista de obras obrigatórias, os candidatos também se depararam com textos de outras escritoras como Conceição Evaristo, Clarice Lispector e Paulina Chiziane.
Confira outros temas da Fuvest 2024
- Percepção racial da população
- Direito à literatura
- Skate como modalidade esportiva
- Desigualdade no acesso ao esporte
- Teocracia no Irã
- Tensões entre China e Taiwan
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.