Fuvest 2026 lança programa inédito de apoio emocional para candidatos
'Fuvest Escuta' contará com técnicas de respiração, dicas para identificar gatilhos e métodos para manter a concentração sob controle

A Fuvest, responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo), estreia este ano uma iniciativa inédita voltada à saúde mental dos estudantes. O programa Fuvest Escuta foi criado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da universidade (IPUSP) e pretende oferecer suporte emocional e orientação para ajudar os vestibulandos a enfrentarem a jornada até o vestibular.
A proposta surgiu após as equipes encarregadas do exame identificarem, nos últimos anos, um aumento expressivo no número de crises de ansiedade no dia da prova. Com isso, a fundação decidiu criar um espaço para que os candidatos possam aprender a reconhecer sinais de tensão e adotar estratégias que não deixem o nervosismo comprometer o desempenho.
+ Candidatos da Fuvest agora podem escolher local de prova – mas precisam ser rápidos
Em sua primeira edição, o Fuvest Escuta oferecerá rodas de conversa digitais conduzidas por psicólogos, professores e pesquisadores do IPUSP, com capacidade para atender até 10 mil participantes. Nessas sessões, serão abordados temas como identificação de gatilhos de ansiedade, técnicas de respiração e relaxamento, além de métodos para manter a concentração mesmo sob alta pressão.
“A participação será priorizada para candidatos que confirmarem primeiro sua inscrição, incluindo todos que obtiveram isenção da taxa de pagamento”, explica o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco. As inscrições terão início no dia 18 de agosto.
+ Baixe este guia e saiba tudo sobre os cursos da Fuvest 2026
Para aqueles que não conseguirem vaga, haverá também uma alternativa: uma videoaula exclusiva gravada pelo psicanalista Christian Dunker, professor titular do IPUSP, que revisitará os principais tópicos tratados nas rodas virtuais.
A professora Maria Livia Tourinho Moretto, também do instituto, destaca que a meta vai além da preparação para a prova. “Queremos interagir, ensinar e avaliar a condição psicológica dos participantes, criando, futuramente, uma política pública de intervenção e aconselhamento para jovens em momentos de pressão, dentro e fora da vida acadêmica”, afirma.
As inscrições para a Fuvest 2026 começam às 12h do dia 18 de agosto e seguem até 7 de outubro. A primeira fase acontece em 23 de novembro e a segunda, nos dias 14 e 15 de dezembro.
Calendário da Fuvest 2026
Período de solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: 12 de maio a 11 de julho- Inscrições: 18 de agosto a 7 de outubro
- Data final para pagamento da taxa de inscrição: 07 de outubro
- 1ª Fase: 23 de novembro
- 2ª Fase: 14 e 15 de dezembro
- Provas de competências específicas: entre 09 e 12 de dezembro, a depender da carreira
- Divulgação do resultado do vestibular: 23 de janeiro de 2026
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.