Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Fuvest anula questão de geografia da primeira fase

Valor da questão será somado à nota de todos os candidatos que fizeram a prova

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h28 - Publicado em 2 dez 2013, 11h15

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pela seleção de alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, informou nesta segunda-feira (2) a anulação da questão 51 da prova V da primeira fase do vestibular 2014. Segundo a Fuvest, a pergunta tinha "uma imprecisão na sua formulação".

A questão anulada é de geografia e corresponde à de número 38 da prova K, 5 da prova Q, 73 da prova X e 17 da prova Z. O gabarito indicava como certa a resposta "B", mas o coordenador do cursinho Anglo, Luís Ricardo Arruda, já havia adiantado ao GUIA DO ESTUDANTE no dia da prova (24 de novembro) que a questão não tinha uma resposta certa. "Ela pergunta sobre o clima de Petrolina, município de Pernambuco famoso por sua produção de frutas. O gabarito oficial diz que é o semiárido, mas isso não é verdade. O clima do município não segue a regra da região", explicou Arruda. Ele também apontou problema na questão 1 – V de biologia, mas a Fuvest não se pronunciou sobre ela.

Para o professor de Geografia do cursinho Oficina do Estudante, o problema é outro. “Conversando com outros professores e pesquisando os estudos da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], encontramos dois problemas principais. O primeiro é em relação ao regime de chuvas: a alternativa considerada correta diz que elas são concentradas no inverno, mas a característica do clima semiárido é a má distribuição das chuvas e, mesmo assim, elas coincidem mais com o outono. O segundo problema é a questão do solo: a Embrapa o considera de fertilidade moderada e não rico, e diz ainda que eles precisam de correção. A agricultura de Petrolina depende de uma irrigação bastante desenvolvida, por exemplo”.

De acordo com a resolução que estabelece normas para o vestibular da Fuvest 2014, "na hipótese de anulação de questão do exame, será atribuído a todos os candidatos presentes na prova o valor da questão anulada". Isso significa que, independente da alternativa escolhida, todos os candidatos receberão o ponto da questão anulada em sua nota.

 

LEIA MAIS

-Notícias de vestibular e Enem

 

Continua após a publicidade
Publicidade