Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Fuvest traz questões tradicionais e tema de redação surpreendente

Questões exigentes e tema de redação mais próximo dos estudantes foram pontos destacados pelos professores

Por Ana Lourenço
Atualizado em 8 jan 2018, 08h32 - Publicado em 7 jan 2018, 20h09

O primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2018 foi considerado exigente pelos professores. Cerca de 21 mil candidatos responderam a 10 questões de português e fizeram uma redação, com o tema “Deve haver limites para a arte?”.

As questões demonstraram o habitual do que é cobrado na Fuvest. “A prova esteve dentro do esperado, bastante exigente e trabalhosa com relação a vocabulário e domínio da norma culta”, explica Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

Na prova de literatura, foram pedidas questões sobre as obras Iracema, Mayombe, Claro enigma e Memórias póstumas de Brás Cubas. “O nível de exigência foi o mesmo de todos os anos. Para responder, era preciso ter feito a leitura do livro”, diz Célio. “As questões de literatura pediam análise do enredo e chegaram a avançar para além dele, pedindo que o aluno fizesse algumas interpretações”, diz Sérgio Paganin, supervisor de língua portuguesa do Anglo Vestibulares.

O tema da redação, “Deve haver limites para a arte?”, foi considerado um pouco mais fácil para os alunos do que os temas normalmente cobrados pela Fuvest, geralmente com teor mais abstrato e filosófico. “Esse tema sobre se deve haver ou não um limite para a expressão artística foi amplamente discutido no último ano, por conta de vários casos divulgados na mídia”. A coletânea trazia a polêmica da Exposição Queer Museu no Santander Cultural de Porto Alegre, que foi cancelada em setembro após ataques nas redes sociais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“É surpreendente porque os temas da Fuvest costumam ser muito baseados em questões filosóficas, metafísicas. Temas que estão no radar dos alunos são uma surpresa positiva. O deste ano é de relevância da cidadania, de grande importância”, completa Sérgio.

Próximas provas

Amanhã (8), cerca de 21 mil convocados são esperados para o segundo dia, que terá 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e questões interdisciplinares). O terceiro e último dia, na terça-feira (9), trará 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida.

O vestibular seleciona alunos para 8.402 vagas, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas. No total, a USP oferece 182 cursos de graduação.

Publicidade
Fuvest traz questões tradicionais e tema de redação surpreendente
Universidades
Fuvest traz questões tradicionais e tema de redação surpreendente
Questões exigentes e tema de redação mais próximo dos estudantes foram pontos destacados pelos professores

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.