Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Gasto total do PNE deve ser de 80 bilhões de reais, afirma ministro da Educação

Para conseguir cobrir esse gasto, plano prevê que 7% do PIB nacional seja investido em educação

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 24 mar 2011, 12h37

O ministro da Educação Fernando Haddad, informou na tarde de ontem (23), durante a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que o custo total para o cumprimento das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 deverá ser de R$ 80 bilhões. Para que seja possível o cumprimento de todas as metas, o ministro defendeu o aumento de 5% para 7% no investimento mínimo do Produto Interno Bruto (PIB) nacional para a educação.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) explicou que da maneira como foi composto, o projeto de lei que estabelece o PNE tem vinculação direta entre metas e recursos. Por isso, não é possível estabelecer novos objetivos, como por exemplo, o aumento do número de vagas em cursos de educação superior, sem necessariamente aumentar a destinação de recursos.

 

ENTENDA: O que é PIB?
O Produto Interno Bruto é a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos por um país em um ano. Além de ser a principal medida usada para avaliar o tamanho de uma economia, o PIB é usado pelo governo para calcular o orçamento de um país durante o ano.

O PNE, previsto em lei desde 2001, é um direcionamento para os governos federal, estaduais e municipais para a melhoria da educação brasileira. Ele é um complemento das orientações e diretrizes ditadas pela Lei de Diretrizes e Bases. O PNE estabelece metas qualitativas e quantitativas gerias, a serem alcançadas gradativamente, em dez anos.

Entre as 20 metas estabelecidas nesse novo PNE, a de número 20, que define um percentual mínimo para investimento na educação, deverá gerar mais polêmica. A proposta é que esse percentual seja ampliado em 2%, passando de 5% para 7% do PIB nacional. Mas, alguns parlamentares e entidades da sociedade civil querem que o patamar incluído no PNE seja de 10%.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

De acordo com Fernando Haddad, organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) recomendam um investimento entre 6% e 8% do PIB.

*Com informações da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Gasto total do PNE deve ser de 80 bilhões de reais, afirma ministro da Educação
Universidades
Gasto total do PNE deve ser de 80 bilhões de reais, afirma ministro da Educação
Para conseguir cobrir esse gasto, plano prevê que 7% do PIB nacional seja investido em educação

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.