Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99/mês

Geovani Martins dá dicas sobre ‘O Sol na Cabeça’, seu livro cobrado no vestibular da UFPR

Coletânea de contos acompanha personagens que vivem nos morros do Rio de Janeiro

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 8 out 2025, 19h11 - Publicado em 25 set 2025, 19h00
geovani martins
 (Guia do Estudante/Reprodução)
Continua após publicidade

Em 2018, quando lançou sua coletânea de contos, “O Sol na Cabeça“, o carioca Geovani Martins disse que felicidade mesmo era ver seu livro na rua, sendo lido nas favelas onde cresceu – e também onde se passam as 13 histórias relatadas na obra. Hoje, o livro continua na rua, mas também tomou as feiras literárias, as escolas, clubes de leitura e até listas de obras obrigatórias dos vestibulares.

“Assim que lancei ‘O Sol na Cabeça’, fui na UFRJ falar com os alunos de Letras, e quando eu fui lançar o Via Ápia, quatro anos depois, encontrei vários desses alunos no lançamento que já tinham se formado, que estavam trabalhando ‘O Sol na Cabeça’ nas escolas, levando para os adolescentes”, comentou o escritor em entrevista ao GUIA DO ESTUDANTE quando questionado sobre a importância de seus livros chegarem aos espaços educacionais.

Já em relação à leitura dos seus livros no vestibular ou nas universidades, o escritor reflete que a inserção acompanha a própria mudança de perfil dos ingressantes no Ensino Superior. “Tem ajudado que muitos alunos que vem de periferia ou de favelas do Brasil, que entraram como cotistas nas universidades, a encontrarem um objeto de estudo que se identifiquem e que consigam contribuir com seus olhares”.

Já para quem precisa ler ‘O Sol na Cabeça’ para o vestibular – como o da UFPR (Universidade Federal do Paraná) – o autor deixa um conselho importante:

“A mensagem que eu gostaria que os estudantes levassem é que a gente não está sozinho, que essas histórias são coletivas, dizem respeito a muita gente”, reflete. “Estamos juntos nessa, pensando em novas formas de existir neste país e de mudar também esses lugares já tão cristalizados para essa juventude”.

Continua após a publicidade

Uma chance para os clássicos

Nem só de literatura contemporânea se fazem as listas de leituras obrigatórias, e disso os estudantes sabem bem. Entre as figurinhas carimbadas dos clássicos está Machado de Assis, o grande representante do realismo brasileiro – e inspiração maior de Geovani Martins!

Para quem se arriscará pela primeira vez na leitura do célebre escritor, Geovani aconselha acessá-lo pelo humor.

“Entender a ironia que o Machado tinha para comentar situações sociais e pensar que estamos lendo um livro sobre outro tempo, mas que esse tempo também nos constitui hoje”, afirma, reforçando que as questões debatidas pelo escritor do século 19 atravessam a constituição da sociedade brasileira.

Quer um conselho mais prático? Geovani tem dois: comece pelos livros de conto, como “Páginas Recolhidas” e “Várias Histórias’, e tenha o celular ou um dicionário ao alcance para procurar os termos que tiver dificuldade de compreender.

Continua após a publicidade

“Às vezes eu sinto que é preferível ler até no Kindle, que já tem um dicionário embutido, se eu não conheço uma palavra eu consigo apertar ali e já ver o significado dela”, afirma, concluindo que “o esforço será recompensado pelo prazer e profundidade que essas leituras podem trazer”.

Quer saber mais sobre o livro de Geovani Martins?

A gente te explica tim-tim por tim-tim! No e-book Literatura em Foco, disponível para download gratuito clicando aqui, você confere um resumo e análise detalhados o “Sol  na Cabeça”. Tem informações sobre os personagens, o tipo de narrador, contexto histórico, enredo e muito mais – tudo feito com cuidado e consultando os professores do Poliedro Curso. 

Além dos livros do autor, você também encontrará ao longo de 100 páginas resumos e análises das seguintes obras cobradas nos vestibulares:

Continua após a publicidade
  • A Vida Não é Útil (Unicamp e cotado para o Enem)
  • A Visão das Plantas (Fuvest e UFRGS)
  • As Meninas (Fuvest)
  • Ainda Estou Aqui (UFGD e cotado para o Enem)
  • Balada de Amor ao Vento (Fuvest)
  • Caminho das Pedras (Fuvest)
  • Canção para Ninar Menino Grande (Fuvest)
  • Memórias de Martha (Fuvest)
  • Nebulosas (Fuvest)
  • No Seu Pescoço (Unicamp)
  • Olhos d´água (Unicamp)
  • O Avesso da Pele (UFRGS e cotado para o Enem)
  • O Cristo Cigano (Fuvest)
  • O Sol na Cabeça (UFSC e cotado para o Enem)
  • Opúsculo Humanitário (Fuvest)
  • Torto Arado (UESB, UEPG e cotado para o Enem)

Não substitui a experiência de ler os livros, é claro, mas a gente te guia e torna esse percurso muito mais fácil.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Geovani Martins dá dicas sobre ‘O Sol na Cabeça’, seu livro cobrado no vestibular da UFPR
Universidades
Geovani Martins dá dicas sobre ‘O Sol na Cabeça’, seu livro cobrado no vestibular da UFPR
Coletânea de contos acompanha personagens que vivem nos morros do Rio de Janeiro

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês