Impasse: Fuvest não cobra comprovante de vacinação de todos os candidatos
Fundação recuou da exigência de comprovação de três doses da vacina, e afirmou que o comprovante seria requisitado apenas de forma estatística
Confira aqui o gabarito oficial da primeira fase da Fuvest 2023
Depois de recuar da decisão de cobrar comprovação das três doses de vacina contra a covid-19 no vestibular 2023, a Fuvest anunciou, neste domingo (4), que o comprovante da 1ª e 2ª dose seria requisitado apenas de forma “estatística”. A assessoria da fundação afirmou que os candidatos deveriam portar o documento, que seria “demandado por amostragem dentro da sala”. Em um dos locais de prova, no entanto, o GUIA DO ESTUDANTE foi informado que a Fuvest havia desistido de “última hora” da cobrança do documento “para facilitar”.
Alguns candidatos ouvidos pelo GUIA DO ESTUDANTE confirmaram que o comprovante não foi solicitado em nenhum momento durante a aplicação das provas.
Além disso, em alguns locais de prova, fiscais também flexibilizaram a regra sobre o consumo de alimentos. De acordo com o Manual de Biossegurança da Fuvest 2023, quem desejasse comer deveria ser conduzido para fora da sala de aplicação, mas na prática alguns fiscais deixaram a decisão de se alimentar no ambiente ou não a cargo dos candidatos.
O impasse na exigência do comprovante
O anúncio de que o comprovante de vacinação indicando esquema vacinal completo – com três doses – seria solicitado na primeira fase da prova foi feito na quarta-feira (30) através de um manual de biossegurança divulgado no site da Fuvest. Muitos candidatos queixaram-se da decisão tomada poucos dias antes da aplicação da prova. Com isso, a Fuvest divulgou novo comunicado na sexta-feira (2) recuando e exigindo comprovação de apenas duas doses.
A fundação, no entanto, reforça que para matrícula na USP (Universidade de São Paulo), os candidatos aprovados deverão estar com todas as doses da vacina em dia. Confira o comunicado:
Resultado e segunda fase
A lista de aprovados para a segunda fase da Fuvest, bem como as notas de corte deste ano, serão divulgadas em 16 de dezembro. Os candidatos convocados fazem as provas da próxima etapa nos dias 8 e 9 de janeiro.
Confira o calendário completo com as próximas etapas:
- Provas da segunda fase: 8 e 9 de janeiro de 2023
- Prova de habilidades específicas: 11 e 14 de janeiro de 2023
- Divulgação dos convocados para a segunda fase e locais de prova: 16 de dezembro de 2022
- Primeira chamada: 30 de janeiro de 2023
- Segunda chamada: 10 de fevereiro de 2023
- Terceira chamada: 17 de fevereiro de 2023
- Lista de espera: 1 a 3 de março de 2023
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.