Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Inep divulga notas de avaliação para instituições de ensino superior

Foram publicados os resultados do Enade, IGC e CPC

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h29 - Publicado em 18 dez 2014, 17h18

O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18) os resultados do Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), do IGC (Índice Geral de Cursos) e do CPC (Conceito Preliminar de Curso). Os índices são utilizados para compor o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

>> Veja os resultados (IGC e CPC)
>> MEC classifica 27 cursos de Medicina com nível "insuficiente"

O Conceito Enade avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no exame. Já o CPC avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente. Em uma escala de 1 a 5, são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais. O IGC é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior, calculado anualmente.

Para certificar os conceitos, comissões de avaliação farão visitas às instituições para confirmar ou alterar a nota dada. As instituições que continuarem recebendo notas insatisfatórias no IGC (1 ou 2) podem ter que diminuir o número de vagas oferecidas, ou ter suspenso o curso.

Conforme divulgado pelo portal UOL, 42 faculdades da cidade de São Paulo obtiveram desempenho abaixo do esperado, de acordo com o IGC. Já entre as universidades do estado, nenhuma universidade teve nota inferior a 3. As instituições estaduais avaliadas com nota 5 foram as seguintes: Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Universidade de São Paulo (USP) não entrou na avaliação, porque não fazia parte do Enade em 2012.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade