logo-ge

Inscrições para Olimpíada de História terminam em 2 de maio

Podem participar estudantes do 8° e 9° anos do ensino fundamental, de todos os anos do ensino médio, e professores de História

 (DragonImages/iStock)

As inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil, do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), terminam no dia 2 de maio, próxima terça-feira. Podem participar estudantes do 8° e 9° anos do ensino fundamental, do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio, e professores de História.

A Olimpíada consiste em cinco fases de uma semana cada, realizadas online, por equipes compostas de um professor e três alunos. As questões e tarefas de cada fase podem ser elaboradas conjuntamente através de debate ou pesquisas. A final, presencial, ocorre em Campinas (SP), no campus da Unicamp, em 19 e 20 de agosto, com um exame dissertativo e a premiação.

As cinco fases ocorrem dos dias 8 de maio a 10 de junho. São classificadas pelo menos 200 equipes (800 participantes) para a final. Em 2016, foram 42,7 mil participantes no Brasil, com maior número de candidatos do Nordeste. Este ano, a Olimpíada entra em seu nono ano de realização.

O evento prevê também um programa voltado à formação de professores, por meio de aulas online gravadas com grandes especialistas da Unicamp, materiais didáticos e atividades acompanhadas por tutores. O curso é gratuito para os professores que participam e pago para demais interessados.

A inscrição na Olimpíada Nacional em História no Brasil pode ser feita através do site do evento, com inscrição de R$ 45 para equipes de escolas públicas e R$ 90 para equipes de escolas particulares.