Inscritos no Enem-USP podem mudar as opções de curso até quarta-feira (15)
Pela primeira vez, a USP substitui o Sisu por um modelo próprio via Enem. Entenda melhor como funcionam as opções de curso
A partir desta segunda-feira (13), os estudantes inscritos no Enem-USP podem alterar as opções de curso na Área do Candidato no site da Fuvest. O novo modelo de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), que entrou em vigor neste ano, substituiu a participação da universidade no Sisu – se tornando, assim, a única porta de entrada na USP via Enem. Serão oferecidas 2.917 vagas na modalidade.
Durante as inscrições do Enem-USP, entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano, os candidatos puderam escolher até 3 opções de curso em ordem de preferência, dentro de uma mesma área do conhecimento. São elas: Ciências Biológicas e da Vida (B), Ciências Exatas e Tecnológicas (E), e Ciências Humanas e Sociais (H). Não foi possível fazer inscrição em cursos de áreas diferentes, como por exemplo Medicina e Artes Visuais.
Nesta semana, os candidatos poderão alterar esses cursos escolhidos, respeitando a regra de pertencerem a mesma área. Serão consideradas apenas as últimas opções preenchidas no dia 15 de fevereiro, quando acaba o prazo para mudanças.
Para saber se as opções de curso pertencem ao mesmo grupo de conhecimento, o candidato deve conferir a tabela presente no edital
Vale lembrar que assim como no Sisu, as notas das provas do Enem possuem diferentes pesos no cálculo da média final de acordo com o curso escolhido pelo candidato. No curso de Medicina, por exemplo, o desempenho em Ciências da Natureza tem peso 4; em Matemática, 3; enquanto Ciências Humanas, Linguagens e a redação têm peso 2.
O principal objetivo do Enem-USP é alinhar a entrada de todos os estudantes, já que até o ano passado os candidatos convocados pelo Sisu acabavam iniciando o ano letivo com atraso em relação aos aprovados via Fuvest.
Calendário Enem-USP 2023
9 de dezembro a 31 de janeiro: período de inscrição
31 de janeiro: data-limite para o pagamento da taxa de inscrição
13 a 15 de fevereiro: prazo para eventual alteração das opções de curso
17 de fevereiro: divulgação da primeira chamada
22 a 27 de fevereiro: matrícula online dos aprovados na primeira chamada
1º a 3 de março: declaração de interesse na lista de espera
1º de março: divulgação da segunda chamada
2 e 3 de março: matrícula online dos aprovados na segunda chamada
13 de março: primeira chamada da lista de espera
14 e 15 de março: matrícula dos aprovados na primada chamada da lista de espera
20 de março: segunda chamada da lista de espera
21 e 22 de março: matrícula dos aprovados na segunda chamada da lista de espera
27 de março: terceira chamada da lista de espera
28 e 29 de março: matrícula dos aprovados na terceira chamada da lista de espera
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.