Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Inscritos no vestibular 2013 da UFMG devem complementar inscrição a partir de hoje (12/11)

Candidato deve optar se concorrerá por cotas ou não

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 12 nov 2012, 17h46

Os candidatos inscritos no vestibular 2013 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deverão adequar suas inscrições segundo a nova Lei de Cotas, adotada pela universidade. No último dia dia 7, a UFMG divulgou o edital do processo seletivo atualizado. O prazo para acessar o site e completar o cadastro termina no próximo domingo (18).

– Acesse o site da UFMG e complete sua inscrição

– Leia o edital de retificação do vestibular 2013 da UFMG

– Governo publica decreto que regulamenta Lei de Cotas nas universidades federais

– MEC esclarece dúvidas sobre a Lei de Cotas

O procedimento é obrigatório para todos os inscritos. Quem não fizer a opção concorrerá, automaticamente, às vagas de livre concorrência. Ao acessar o site, o estudante inscrito deverá optar por uma das cinco modalidades disponíveis:

– Egresso de escola pública, que se declare preto, pardo ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta;
– Egresso de escola pública, que não se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
– Egresso de escola pública que se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo;
– Egresso de escola pública que não se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo;
– Livre concorrência – concorrerão nessa modalidade todos os candidatos, incluindo aqueles que optarem pela reserva de vagas, desde que tenham nota suficiente.

Continua após a publicidade

Envio de documentos

Para comprovar as declarações feitas durante o complemento da inscrição, os candidatos deverão enviar até 19 de novembro, via correios, a documentação exigida para a comprovação de escolaridade e renda (se for o caso). A lista pode ser conferida no site da UFMG. Em 17 de dezembro será divulgado o resultado da apuração dos documentos. A partir desta data, o estudante indeferido terá 3 dias para recorrer da decisão.

Reserva de vagas

Este ano serão reservadas 912 vagas para os candidatos cotistas e outras 5.758 para livre concorrência, o que representa uma reserva de 13,67% do total. A UFMG não aplicará mais o programa de bônus, que acrescentava 10% à nota dos candidatos que cursassem todo o ensino fundamental e médio em escola pública e 15% para quem se declarasse negro ou pardo.

Vestibular

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 será usado como primeira fase do vestibular. A segunda etapa acontece entre 13 a 20 de janeiro de 2013. Mais de 61.276 candidatos se inscreveram para as 6.670 vagas ofertadas em 75 cursos, sendo 3.846 para o primeiro semestre de 2013 e 2.824 para o segundo. Para Montes Claros são 2.879 inscritos para as 240 vagas com entrada no primeiro semestre. Medicina é o curso mais concorrido, com 49,77 candidatos por vaga.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade