Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Jovens que não gostam de ir à escola consomem mais bebida alcoólica, diz estudo

Pesquisa no Reino Unido também analisou relação do consumo de bebida com o início da vida sexual

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h49 - Publicado em 30 nov 2010, 18h16

Uma pesquisa no Reino Unido mostrou que jovens que não gostam de ir à escola são duas vezes mais suscetíveis a consumir bebida alcoólica antes dos 18 anos. A análise foi feita após serem observadas naquele país altas taxas de consumo de álcool e gravidez entre adolescentes. Os dados apontam para uma relação entre consumo de bebida e início da vida sexual, muitas vezes sem informações adequadas.

A pesquisa "Substance Abuse, Treatment, Prevention and Policy" entrevistou 3.641 alunos entre 11 e 14 anos de 15 escolas do Reino Unido. Ela apontou que 1/3 dos alunos de 11 anos e 2/3 dos alunos de 14 anos já experimentaram bebida alcoólica. Jovens com melhor desempenho escolar, por sua vez, consomem menos álcool.

– Professores se sentem envergonhados em falar sobre sexo com alunos

– Bebida e vestibular não combinam, alertam especialistas em drogas

O estudo também apontou que aqueles que bebem uma vez ou mais por semana têm 12 vezes mais chance de ter alguma atividade sexual. Quem bebe rara ou ocasionalmente também tem chances maiores de ter alguma atividade sexual em comparação com quem não bebe.

Os pesquisadores concluem que a relação entre bem-estar e consumo de bebidas alcoólicas, e bem-estar e atividade sexual, reforça a importância de programas de saúde integrados: políticas que restrinjam o uso de álcool por jovens ajudaria também na redução no número de jovens expostos a situações de risco durante alguma atividade sexual.

A pesquisa pode ser lida na íntegra aqui (em inglês).

LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade