Justiça proíbe UFSM de adotar Enem como forma única de ingresso de novos estudantes em 2015
Para juiz, mudança repentina prejudicaria potenciais vestibulandos
Em maio, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou o fim de seu vestibular tradicional e sua adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma única de ingresso de novos estudantes em 2015. Nesta terça-feira (24), porém, uma decisão da Justiça Federal proibiu essa medida.
A mudança ocorreu apenas um dia antes do fim das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que, para o juiz Loraci Flores de Lima, significou tempo insuficiente para os vestibulandos se adaptarem.
Várias entidades empresariais e estudantis de Santa Maria, além do Ministério Público Federal (MPF), haviam questionado a alteração, dizendo que isso prejudicaria os candidatos. O juiz concordou, uma vez que “a comunidade estudantil vinha se preparando, há meses, para a realização do concurso vestibular, prova que difere, e muito, do Enem”.
O juiz também afirmou que a universidade poderia adotar outras formas de seleção, incluindo o próprio Sisu, mas “nunca extinguir, por completo, o concurso vestibular, sob pena de usurpar as atribuições do Conselho Universitário”.
A universidade disse que irá recorrer da determinação judicial. Por enquanto, a adesão ao SiSU está suspensa e a UFSM terá de abrir inscrições para o vestibular tradicional e seriado.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem