Por Natália Becattini
Atualizado em 16 May 2017, 13h50 - Publicado em 9 Oct 2013, 15h30
1/10 Para 2014, foi mantida a lista do ano anterior. Mais do que ler as obras, é preciso saber interpretá-las corretamente e relacioná-las com outros texto e com seu contexto histórico e cultural. Veja agora um pequeno resumo com os livros indicados pela Fuvest e Unicamp. ()
2/10 Viagens de Minha Terra, Almeida Garrett - Considerada a obra única no Romantismo português por sua estrutura e linguagem inovadoras, Viagens de Minha Terra trata da viagem de Almeida Garrett de Lisboa a Satarém, misturada à narração em torno dos persongens Carlos, Frei Dinis e Joaninha. ()
3/10 Til, José de Alencar - Tendo com cenário uma fazenda na região de Campinas no século 19, a trama se desenvolve em duas partes. Na primeira, somos apresentados à protagonista Berta, uma típica heroína romântica. Na segunda, seguimos o desembaraço da trama e seus personagens. ()
4/10 Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida - A trama se passa no período da vinda da corte portuguesa para o Brasil. O livro foi o primeiro a explorar a figura do malandro na literatura nacional através do protagonista Leonardo, que, graças a seus protetores, sempre escapa das confusões nas quais se mete. ()
5/10 Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis - Revolucionária tanto por criar um narrador que já morreu, quanto por expor os privilégios da elite brasileira no século 19, Memórias Póstumas de Brás Cubas revela a vida, sentimentos e opiniões de um jovem abastado e os bastidores da sociedade carioca na época. ()
6/10 O Cortiço, Aluísio de Azevedo - Uma das principais obras do naturalismo brasileiro, O Cortiço retrata a vida em uma habitação coletiva, utilizando a influência do meio, da raça e do contexto histórico para explicar o comportamento dos personagens. ()
7/10 A Cidade e as Serras, Eça de Queirós - Último romance do renomado autor português estabelece um contraponto entre a agitada vida em Paris e a tranquilidade da cidade serrana de Tomes. ()
8/10 Vidas Secas, Graciliano Ramos - Publicado em 1938, o livro narra a vida miserável de uma família de retirantes que precisa se mudar para fugir dos castigos da seca. O estilo árido do autor, caracterizado pela falta de adjetivos, parece traduzir os efeitos que o ambiente causava nos personagens. ()
9/10 Capitães de Areia, Jorge Amado - A obra têm como foco um grupo de crianças de rua que se envolveram em uma série de crimes. Apesar de tratar o cotidiano violento enfrentado por eles, o livro também mostra os sonhos e a ingenuidade presente em qualquer criança. (Capitães da Areia/Reprodução)
10/10 Sentimentos do Mundo, Carlos Drummond de Andrade - Terceiro livro de poemas do autor, publicado em 1940. Nos textos, é possível perceber a aflição do escritor diante das mudanças pelas quais o mundo passava na época. ()