Clique e assine GE Play por R$16,90

Mais da metade dos estudantes ainda não decidiram qual faculdade fazer

Pesquisa realizada com adolescentes do 3º ano do ensino médio mostra indecisão no início do período de inscrições dos maiores vestibulares do país

Por da redação - Atualizado em 16 Maio 2017, 13h44 - Publicado em 22 ago 2011, 15h32

As inscrições para os maiores vestibulares do Brasil estão começando e você ainda tem dúvidas de qual faculdade fazer? Não se preocupe, você não está sozinho. Uma pesquisa feita pelo Portal Educacional com 2 mil adolescentes mostrou que 54% dos estudantes do 3º ano do ensino médio ainda não decidiram qual carreira querem seguir.

– Maturidade é importante para escolher melhor o futuro profissional

Para Selena Garcia Greca, a psicóloga que coordenou a pesquisa, essa indecisão reflete o quanto esse momento de decisão é subestimado pelos estudantes. Segundo a psicóloga, apesar de estudarem para o vestibular, os adolescentes não encaram o momento da escolha do curso como parte do processo de passar no vestibular.

Além da indecisão dos estudantes, a pesquisa também mostra uma omissão da escola neste momento. De acordo com o Portal Educacional, apenas 10% das instituições fazem um trabalho específico de orientação vocacional.

O mais comum é as escolas oferecerem ações consideradas pouco eficazes oir especialistas, como a participação em feiras, palestras com profissionais às vésperas do momento da inscrição e realização de testes vocacionais.

*Com informações de O Estado de S.Paulo

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade