Matrículas da primeira chamada do Sisutec terminam hoje (28)
Segunda lista estará disponível no dia 1º de abril
Termina nesta sexta-feira (28) as matrículas dos selecionados na primeira lista de aprovados do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A primeira chamada foi divulgada na terça-feira (25), no site do programa.
>> Veja aqui a primeira lista de aprovados no Sisutec
As matrículas estão sendo feitas diretamente nas instituições de ensino. A primeira edição de 2014 do Sisutec registrou 527.730 inscritos e (porque cada candidato pode fazer até duas opções de curso) 1.016.211 inscrições. O estado do Rio de Janeiro liderou as inscrições com 111.282, seguido de Minas Gerais com 100.738 inscrições. São Paulo aparece em terceiro lugar, com 88.586 inscrições.
Podiam se inscrever pessoas que já concluíram o ensino médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 sem ter zerado a prova de redação. Terão prioridade os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral.
Segunda chamada
A segunda lista será liberada no dia 1º de abril, com matrícula nos dias 2 e 4 do mesmo mês. Após a realização das duas chamadas, todos aqueles que tiverem concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes. As aulas começam entre 14 de abril a 12 de maio.
Pronatec
Nesta edição do Sisutec participam 937 instituições de ensino públicas e privadas, além das escolas do Senai e do Senac. As vagas fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).
Criado em 2011, o Pronatec já realizou, segundo o MEC, mais de 6 milhões de matrículas em todo país, com 1,7 milhão de matrículas em cursos técnicos de nível médio e 4,4 milhões em cursos de qualificação profissional, de menor duração.
No programa semanal Café com a Presidenta desta segunda, Dilma Rousseff afirmou que mais de 1 milhão das matrículas no Pronatec foram feitas por beneficiários do programa Brasil sem Miséria, que recebem o Bolsa Família.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem