Assine com até 65% de desconto

MEC cancela provas do Enem de 639 alunos de escola no Ceará

Entidade irá oferecer nova data de prova para estudantes

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h49 - Publicado em 26 out 2011, 17h46

O Ministério da Educação (MEC) decidiu cancelar a prova do Enem 2011 dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE). O ministério reconheceu que o simulado feito pela escola duas semanas antes do Enem 2011 tinha questões idênticas às do exame, aplicado no último fim de semana (dias 22 e 23). 5,4 milhões de alunos estavam inscritos na prova em todo o país.

Segundo o MEC, todo o procedimento de aplicação do Enem 2011 foi revisado e não foi encontrada nenhuma ocorrência de vazamento na sua aplicação. Logo, a Polícia Federal foi acionada para investigar de que maneira os estudantes de Fortaleza tiveram acesso às questões.

– Veja imagens das questões do Enem 2011 que apareceram da mesma maneira em simulado de colégio de Fortaleza

– Procurador pede anulação do exame

Segundo nota do Colégio Christus, as questões que mais tarde se mostraram idênticas às da prova do Enem 2011 saíram da prova pré-teste aplicada no colégio. Esse pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar se a questão é válida e qual é o grau de dificuldade.

Continua após a publicidade

Os estudantes que participam do pré-teste são escolhidos aleatoriamente e, após responder ao caderno de questões, devolvem o material, que é incinerado. O Colégio Christus foi uma das instituições sorteadas para fazer o pré-teste em outubro do ano passado.

O colégio cearense defende que, com o pré-teste, "existe a possibilidade de que essas questões caiam no domínio público antes da realização oficial do exame, as quais eventualmente podem compor o banco de dados de professores e de outros profissionais da área de educação".

No entender do Inep, esse fato configura uma quebra de isonomia, independente da questão criminal, que seguirá sendo apurada pela Polícia Federal. Assim, a prova do Enem para os estudantes daquele colégio deve ser cancelada.

O Inep irá contatar os estudantes do colégio que tiveram a prova cancelada e oferecer a possibilidade de eles refazerem o exame, em 28 e 29 de novembro de 2011.

Continua após a publicidade
Publicidade