Clique e assine GE Play por R$16,90

MEC diz que matrícula de aprovados no Sisu está garantida em 21 federais

Sindicatos afirmam que o processo foi interrompido por causa da greve nas federais; prazo deve se manter

Por da redação - Atualizado em 16 Maio 2017, 13h43 - Publicado em 29 jun 2012, 21h08

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (29) negando que as matrículas dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tenham sido interrompidas pela greve dos servidores das instituições federais. De acordo com o governo, foram registrados problemas apenas em algumas universidades e os prazos se manterão.

– Matrícula do Sisu está suspensa nas universidades e institutos federais, afirma sindicato

De acordo com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), o processo de matrícula em 48 universidades e institutos federais que participam do Sisu haviam sido interrompidos por decisão do comando de greve nacional.

O MEC afirmou, porém, que fez o acompanhamento das matrículas caso a caso e “foi constado o esforço dos reitores para assegurar o direito dos estudantes em 21 universidades federais que oferecem vagas para este segundo semestre”. No entanto, admitiu haver problemas nas universidades federais do Ceará, do Recôncavo da Bahia e do Piauí e em alguns campi da Universidade Federal de Tocantins e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Continua após a publicidade

Matrículas online

Para os aprovados nessas instituições, a orientação do governo é que as universidades que enfrentam problemas mais agudos com o movimento grevista disponibilizem matrículas pela internet.

Os prazos se mantêm, e os estudantes terão até o dia 9 de julho para fazer a matrícula. Para ajuda e mais informações, poderão usar a Central de Atendimento do MEC, com o telefone 0800-616161.

Para este segundo semestre, a oferta do Sisu é de 30.548 vagas em 56 instituições públicas de educação superior. São 23.379 vagas distribuídas em 21 universidades federais; 6.343 em 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e outras 826 em oito instituições estaduais participantes do sistema.

LEIA MAIS:

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade