Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

MEC lança Idiomas sem Fronteiras para estudantes e professores

Programa oferece cursos de idiomas e bolsas de estudo para estudantes de Letras no exterior

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 17 nov 2014, 17h58

Uma portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial da União, instituiu o Programa Idiomas sem Fronteiras, destinado a alunos e professores que desejam melhorar a capacitação em determinado idioma. As línguas oferecidas são inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros.

Serão concedidas bolsas de estudo no exterior, mas apenas aos estudantes de licenciatura em Letras, de qualquer das línguas abrangidas. No entanto, as aulas presenciais dos idiomas, a ser ministradas nos pólos das universidades conveniadas, podem ser assistidas por alunos de qualquer graduação.

As instituições brasileiras que fizerem parte do programa passarão a ter um núcleo de línguas que ficará responsável pela gestão das bolsas (que serão concedidas a partir de editais específicos) e dos cursos presenciais nos idiomas específicos. De acordo com a portaria, o programa será vinculado ao Ciência sem Fronteiras. A iniciativa prevê a aplicação de testes de proficiência e nivelamento, cursos online e presenciais.

De acordo com o texto, poderão ser utilizadas as parcerias já previstas no Ciência sem Fronteiras e de outras políticas de acesso a universidades estrangeiras. Além disso, convênios e acordos poderão também ser firmados com órgãos públicos e privados.

O Inglês sem Fronteiras passará também a integrar o novo programa.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade