Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

MEC publica regras para sistema de seleção unificada em cursos técnicos

Sisutec usará como base a nota obtida no Enem

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 1 ago 2013, 15h52

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União desta quinta (1º) as instruções e regras para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), anunciado pela presidente Dilma Rousseff no fim de julho.

>> Leia o texto publicado no Diário Oficial

O programa vai selecionar estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

– Cursos técnicos também terão seleção unificada a partir de agosto

Continua após a publicidade

Para participar, as instituições de ensino deverão fazer adesão prévia para a oferta das vagas, cumprindo procedimentos que serão divulgados em editais posteriormente. Mas caberá às instituições de ensino decidir quais os cursos que ofertarão vagas pelo sistema, o número de vagas, as eventuais bonificações à nota do estudante no Enem caso a instituição adote políticas de ações afirmativas e as notas mínimas e os pesos eventualmente estabelecidos para cada uma das provas do Enem. Segundo o texto publicado nesta quinta, cursos que exijam teste de habilidade específica não poderão ser oferecidos por meio do Sisutec.

O cronograma desta primeira edição do Sisutec, bem como o número de chamadas regulares e os requisitos e procedimentos para inscrição dos estudantes, serão divulgados em breve. A previsão é que o sistema entre no ar ainda no começo de agosto.

 

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade