Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2013 da Unicamp

Unicamp recebe mais de 67 mil inscrições e bate recorde de participantes no processo seletivo

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h49 - Publicado em 20 set 2012, 13h31

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou as estatísticas do vestibular 2013 da instituição. De acordo com a Comissão Permanente para o Vestibulares da Unicamp (Comvest), mais de 67 mil candidatos se inscreveram para participar da prova. É o quarto ano consecutivo que a Unicamp registra crescimento do número de candidatos. Medicina é o curso com maior concorrência: 127,3 candidatos por vaga.

– Fuvest e Unicamp divulgam lista de livros para vestibular 2013

– Unicamp divulga resultado dos pedidos de isenção de taxa para o vestibular 2013

– Fuvest e Unicamp divulgam lista de livros para vestibular 2013

– Unicamp cria 3 cursos de Engenharia e Faculdade de Enfermagem

Concorrência

Entre os dez cursos mais concorridos, Medicina ocupa a primeira colocação, como ocorre desde que a Unicamp desenvolveu seu vestibular próprio, com 13.998 candidatos, resultando em 127,3 candidatos por vaga. Em seguida aparecem as carreiras de Arquitetura e Urbanismo (97,1 c/v), Medicina na Famerp (72,0 c/v), Engenharia Civil (51,9 c/v), Engenharia Química (44,7 c/v), Comunicação Social e Midialogia (44,6 c/v), Ciências Biológicas (36,0 c/v), Engenharia de Produção 34,3 c/v), Geologia (31,1 c/v) e Engenharia Mecânica (26,1 c/v).

– Veja a concorrência do vestibular no site da Unicamp

No vestibular 2013, serão disputadas 3.444 vagas distribuídas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). A relação candidatos por vaga (c/v) geral subiu de 17,9 no vestibular passado para 19,6 nesta edição.

Inclusão Social

Subiu em 17,9% o número de candidatos no Vestibular Unicamp que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino em comparação com o ano passado. Este ano, estão inscritos 19.868 candidatos da rede pública, o que representa 29,5% do total de inscritos no vestibular. No ano anterior, o índice foi de 27,4%.

Continua após a publicidade

Provas

Os locais de prova da primeira fase serão divulgados em 1º de novembro, no site da Comvest. A primeira fase será realizada em 11 de novembro.

Mudanças

Agora os candidatos produzirão apenas dois textos de gêneros diversos na prova obrigatória de redação, diferente do vestibular anterior, no qual os candidatos deveriam redigir três textos. Além disso, também foram criados quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Telecomunicações (50 vagas), Sistemas de Informação (45 vagas), Engenharia Ambiental (60 vagas), todos em Limeira, e Engenharia Física (15 vagas), no campus de Campinas.

O número de convocados para a segunda fase também se alterou. Em vez de desse número ser oito vezes maior que o de vagas, essa quantia cai para seis vezes o número de vagas.

Sobre os locais de prova, as cidades de Curitiba e Rio de Janeiro deixarão de aplicar o exame da Unicamp.

Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão usadas para compor a classificação para a segunda fase caso o Ministério da Educação (MEC) envie o resultado do exame de 2012 até 30 de novembro para a Comvest. Caso contrário, tanto as notas do Enem 2011 quanto a do Enem 2012 não serão contabilizadas para nenhum candidato. Se o resultado for enviado até 15 de janeiro, a Unicamp usará o Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular

– Saiba tudo sobre o Enem

Continua após a publicidade

Publicidade