logo-ge

México: veja bolsas para intercâmbio, graduação e pós no país

As inscrições devem ser feitas até a data limite de 28 de setembro

O Ministério das Relações Exteriores do México, através da Agência Mexicana para Cooperação e Desenvolvimento Internacional (AMEXCID) está recebendo inscrições para bolsas para estudar no México.

As candidaturas devem ser enviadas até o dia 28 de setembro para a Embaixada do México no Brasil.

As bolsas podem ser voltadas a uma especialização, mestrado ou doutorado, pesquisa ou intercâmbio acadêmico – em qualquer área de estudo. Mais de 70 instituições de ensino superior participam do programa – confira a lista aqui.

O benefício inclui o valor total da matrícula e anuidade das instituições, seguro saúde, transporte da cidade do México até a cidade final de destino e um valor mensal para manutenção no país.

No caso dos programas de graduação, mestrado ou intercâmbio acadêmico, este valor gira em torno de 9 mil pesos mensais; já no caso dos programas de doutorado, é de cerca de 12 mil pesos (aproximadamente 600 dólares).

Como se candidatar às bolsas para estudar no México

Para se candidatar, é preciso ter sido aceito para o programa desejado em uma das instituições participantes e comprovar excelência acadêmica.

A candidatura deve ser enviada em espanhol, ou com tradução para espanhol, e os selecionados serão informados pela Embaixada do México no Brasil.

Entre os documentos solicitados estão uma carta de motivação, currículo, a carta de aceite da instituição mexicana e uma cópia do último diploma recebido (por exemplo, diploma de graduação, para quem se candidata ao mestrado; ou de mestrado para quem se candidata ao PhD).

Também é necessário enviar histórico acadêmico e algum comprovante de proficiência em espanhol – embora seja oferecido também um curso intensivo do idioma antes do início do curso acadêmico.

Os documentos devem ser entregues ou enviados para a Embaixada do México no Brasil.

Confira mais informações no edital.

Esta matéria foi publicada originalmente no Estudar Fora, portal da Fundação Estudar.