O Ministério Público Federal no Ceará (MPF) informou que prepara uma ação civil pública para suspender os efeitos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em todo O Brasil. A ação durará até que seja concluído o inquérito da Polícia Federal sobre o vazamento das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011.
– Consulta ao Sisu começa na próxima segunda-feira com 108 mil vagas disponíveis
– Confira o resultado do Enem 2011
– Entenda como funciona a nota do Enem
O pedido de suspensão não impedirá a abertura do Sisu, em 7 de janeiro, mas deixaria em suspeição a realização das matrículas. Entretanto, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho não descarta pedir a suspensão total do processo.
A ação do procurador deve ser protocolada na Justiça Federal no Ceará até o dia 7 de janeiro (quando abrem as inscrições do Sisu) devido ao recesso de fim de ano e a expectativa da Polícia Federal é que o inquérito sobre o Enem 2011 fique pronto em 19 de janeiro, início das matrículas nas universidades.
A decisão do procurador foi motivada após a extensão do cancelamento de 14 questões do Enem para mais 500 alunos de cursinho do Christus, de Fortaleza.
*Com informações do jornal O Estado de S.Paulo
LEIA MAIS