Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

“Nossos sonhos nos tornam protagonistas”, diz Eduardo Lyra

Brasileiro influente segundo a Forbes, Lyra deu palestra motivacional a estudantes

Por Ana Lourenço
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 23 ago 2015, 14h53

“Quando eu nasci, fui morar em um barraco na favela, com chão de terra batida. No primeiro ano de vida, dormi em uma banheira, porque meus pais não tinham dinheiro para comprar um berço. Alguns anos depois, meu pai virou ladrão de carros e acabou preso. E aí, eu pensava: estou condenado a isso, a ser um fracasso, um miserável.” Hoje, aos 27 anos, Eduardo Lyra é jornalista, escritor, ativista e apontado pela revista Forbes como um dos 30 jovens brasileiros que mais se destacam no país.

Lyra é fundador do Instituto Gerando Falcões, que, através de aulas e oficinas de arte e música, já ajudou mais de 200 mil jovens da periferia a lutar por um destino melhor. O ativista esteve neste domingo (23) na Feira Guia do Estudante. “Eu aprendi que não importa de onde você vem. O que importa é para onde você vai, e o estudo te faz chegar a lugares incríveis que você nunca imaginou”, diz.

Mesmo com a infância difícil e os recursos limitados, Lyra ingressou na faculdade de Jornalismo, onde pensou em desistir. “Um dia, o professor pediu para todos escreverem um texto. Quando ele leu o meu, me falou para desistir de ser jornalista, porque o meu texto era muito ruim. Fui para casa, falei para a minha mãe que não queria mais voltar lá. Ela me obrigou a voltar, e foi a melhor decisão que tomei”, conta. “O maior dos momentos da minha vida foi ver minha mãe na formatura. Eu, o primeiro da família a ter diploma de ensino superior.”

Depois de formado, Lyra diz que sentiu que precisava fazer algo com aquele conhecimento que tinha. Depois de publicar o livro “Jovens falcões”, onde conta a história de jovens que, como ele, souberam contornar as dificuldades e mudar de vida, surgiu a ideia do Instituto Gerando Falcões. “Eu acredito muito que todo jovem pode realizar o que quiser, independentemente de onde ele more, do ambiente em que ele vive. O que importa é o que mora dentro dele, os sentimentos e a força que possui em si”, diz.

Segundo ele, o jovem que quer se tornar um transformador precisa de três coisas. A primeira é ter coragem e garra. “Se você tem o sonho de ser médico, pense: ‘eu vou ser o melhor médico do mundo’. Jamais deixe as dificuldades te colocarem para baixo, torne-se o protagonista do seu sonho”, explica. A segunda é salvar a si mesmo: “Estude, estude muito. Adquira o máximo de conhecimento possível, antes, durante e depois da faculdade”. A terceira é usar tudo que aprendeu para fazer o bem. “Leve o seu conhecimento para quem precisa. Se você vai ser professor, monte um programa de educação na prisão. Se você vai ser dentista, vá à favela e dê atendimento de graça”, completa.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

 

A programação completa você encontra aqui. E você não vai perder essa, não é?

Inscreva-se para a Feira GE e aproveite o último dia!

Publicidade
“Nossos sonhos nos tornam protagonistas”, diz Eduardo Lyra
Universidades
“Nossos sonhos nos tornam protagonistas”, diz Eduardo Lyra
Brasileiro influente segundo a Forbes, Lyra deu palestra motivacional a estudantes

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.