Nota de corte preliminar do Sisu já está disponível
Mais de 320 mil candidatos já se inscreveram no sistema
Já é possível consultar a nota de corte dos cursos oferecidos na edição do 2º semestre de 2012 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições estão abertas desde ontem (18). Os estudantes concorrem a 30.548 vagas em 56 instituições públicas de ensino superior e, segundo o Ministério da Educação (MEC), até as 8h desta terça-feira foram registradas 621.902 inscrições de 321.166 candidatos.
– Entenda o Sisu passo a passo
– Inscrições para o Sisu já estão abertas
– Greve em federais afeta 75% das vagas ofertadas pelo Sisu
O Sisu irá calcular a nota de corte de cada curso, todos os dias, a partir das escolhas dos candidatos. De acordo com a concorrência, o sistema informará a classificação parcial do candidato. Até sexta-feira (22), quando se encerram as inscrições, é possível fazer alterações de cursos. Desse modo, o estudante poderá optar por outra graduação em que possa ter mais chances de ser aprovado. Cada nova interação invalida a escolha feita anteriormente.
O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar estudantes em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sistema, é possível localizar cursos e vagas por localidade e instituição de ensino. Os estudantes podem se candidatar a até duas opções de curso. Estão reservadas 8.688 vagas para o sistema de cotas.
Cronograma
A partir do dia 18, ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente no portal do Sisu para consulta. Lá mesmo será possível tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
– Faça o download do calendário do Sisu em PDF para não esquecer as datas!
No dia 25 de junho será divulgado o resultado final. Os aprovados em primeira chamada devem fazer a matrícula entre os dias 29 de junho e 2 de julho. Os selecionados para a segunda opção ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e ser convocados na chamada seguinte, a partir de 6 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir inclusão em lista de espera.
O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema e, caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem