Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Notas de corte do Sisu 2013 já estão disponíveis

Inscrições para o programa seguem até sexta-feira (11); próxima nota de corte deve ser divulgada na madrugada da quarta-feira (9)

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h36 - Publicado em 8 jan 2013, 10h33

Os candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013 já podem, desde esta madrugada, consultar as notas de corte para os cursos oferecidos, referente ao primeiro dia de inscrições. As notas de corte variam conforme a modalidade escolhida, cotista ou livre concorrência.

– Faça agora a sua inscrição para o Sisu 2013 

– Confira a oferta de vagas do Sisu e as suas notas de corte

– Veja passo a passo como se inscrever no Sisu 2013 

A nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota de corte, que variam ainda conforme a modalidade escolhida – cotista ou livre concorrência.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Recorde de inscritos
Até a noite de segunda-feira (7), o Sisu já havia registrado mais de 809 mil candidatos inscritos, resultando em mais de 1,5 milhão de inscrições – cada candidato pode fazer até duas opções de curso. O número superou o total do primeiro dia do Sisu 2012.

Continua após a publicidade

Nesta edição, o Sisu oferece mais de 129.319 vagas em 3.752 cursos e 101 instituições. Antes da abertura do sistema, vinte mil pessoas já estavam logadas. Com a abertura das inscrições, esse número saltou para 50 mil.

Como se inscrever
Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero.

Durante as inscrições, o candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para 14/01. Os convocados devem providenciar a matrícula em 18, 21 e 22 de janeiro. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Sisu

– Notícias sobre vestibular e Enem

Continua após a publicidade

Publicidade