Assine com até 65% de desconto

Nove faculdades aplicam provas neste fim de semana

Quatro instituições aplicam as provas até segunda-feira (14)

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h34 - Publicado em 11 jan 2013, 15h33

Entre sábado e terça-feira, 12 e 15 de janeiro, nove instituições públicas de ensino aplicam provas de seus processos seletivos 2013, cada uma de um estado diferente: São Paulo, Roraima, Pernambuco, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Alagoas e Distrito Federal. Cinco dessas universidades são federais (UnB, UFRR, UFPE, UFG, UFTM), Entre elas está a UnB, com quase 25 mil inscritos, que aplica suas provas neste sábado e domingo, e quatro, estaduais, como a Unicamp, em São Paulo, que aplica a segunda fase do vestibular entre domingo e terça-feira (15).

Saiba mais sobre cada um dos processos seletivos:

Universidade Federal de Roraima (UFRR)
Processo Seletivo 2013 e PSS 2012.

A UFRR aplica provas do Processo Seletivo (PS) 2013 e do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2012 neste domingo, 13 de janeiro, somente na capital, Boa Vista. Os inscritos na Prova Integral e na 3ª etapa do PSS farão os exames das 8h às 13h, enquanto os estudantes da 1ª e 2ª etapas do PSS responderão as provas das 8h às 11h. Os locais de prova já estão disponíveis no site da UFRR. Os candidatos devem imprimir o comprovante de inscrição e apresentá-lo no dia da prova, junto com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, além de original e cópia do documento de identidade. Ao todo, foram recebidas 10.320 inscrições, sendo 7.759 para o processo seletivo tradicional. Para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Comunicação Social haverá uma segunda fase em 27 de janeiro. O desempenho preliminar dos candidatos na primeira e segunda etapas do PSS será disponibilizado entre 11 e 15 de março. Os vestibulandos do PS e da terceira etapa do PSS terão sua pontuação divulgada entre 10 e 12 de abril. O resultado final da seleção com a classificação de todos os estudantes será divulgado em 3 de maio.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Segunda fase do Vestibular 2013

A UFPE realiza neste domingo e segunda-feira, 13 e 14 de janeiro, as provas da segunda etapa do vestibular 2013. A universidade utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase do seu processo seletivo. Ao todo, 42.093 estudantes concorrem às 6.501 vagas oferecidas, sendo 5.418 para livre concorrência e 1.083 (16,65%) para o sistema de cotas. As provas acontecem a partir das 8h, nas cidades do Recife, de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Vitória, Ipojuca, Jaboatão, Olinda e Igarassu. Recomenda-se que os estudantes cheguem com uma hora de antecedência, levando Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e um documento oficial de identificação, com foto, que não seja a carteira de estudante. Os resultados do vestibular 2013 serão divulgados até 28 de fevereiro. Consulte o site da UFPE para saber mais informações.

Universidade Federal de Goiás (UFG) 
Primeira fase Processo Seletivo 2013/1

A UFG realiza neste domingo, 13 de janeiro, a primeira etapa do Processo Seletivo 2013/1. A universidade oferece 5.001 vagas. Os locais de prova já estão disponíveis. As provas terão início às 13h, e os portões dos prédios serão abertos a partir das 12h. O candidato deve levar o cartão de inscrição impresso, caneta de tinta preta fabricada em material transparente e documento original de identidade. Não será permitida a entrada do candidato no local de realização das provas portando relógio, aparelhos eletrônicos, lápis, lapiseira, borracha ou apontador. O gabarito preliminar das provas será divulgado ainda no domingo (13), após o encerramento das provas, e o gabarito oficial em 23 de janeiro. Veja mais informações no site da UFG.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
2ª fase do Vestibular de Verão 2013

A UFTM aplica a segunda fase do processo seletivo 2013 neste sábado (12), na cidade de Uberaba. Os candidatos devem responder uma prova de conhecimentos específicos, com 20 questões dissertativas de produção de texto. Recomenda-se chegar ao local de provas com 30 minutos de antecedência, levando documento original de identidade, lápis preto nº 2, caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta e borracha. O resultado final do vestibular de verão 2013 está previsto para 25 de janeiro. São oferecidas 844 vagas em 24 cursos. Outras informações podem ser consultadas no site da Vunesp, responsável pelo vestibular da UFTM.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Segunda fase do vestibular 2013

Continua após a publicidade

Os 15 mil candidatos aprovados na primeira fase da Unicamp começam neste domingo a segunda etapa do vestibular. Serão três dias de prova. Em todos os dias, as provas terão início às 13h e duração de 4 horas. Recomenda-se que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. A cada dia de prova, os candidatos deverão responder 24 questões dissertativas. São oferecidas 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Os candidatos devem ficar atentos aos locais de prova no site da Comvest, já que não são necessariamente os mesmos onde eles realizaram a primeira fase. Aqueles que disputam vagas nos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música ainda devem realizar as provas de habilidades específicas nos dias 21 e 24 deste mês. A primeira chamada do vestibular será divulgada em 4 de fevereiro.

Universidade de Brasília (UnB)
Provas do 1º Vestibular 2013

A realiza as provas do vestibular 2013/1 neste fim de semana, 12 e 13 de janeiro, a partir das 13h, no Distrito Federal, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, e também nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). O local de provas já pode ser consultado. No primeiro dia, os candidatos respondem questões de Língua Estrangeira, Português, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia, além de elabora em uma redação. No segundo dia, o caderno de provas terá 150 itens de Biologia, Física, Química e Matemática. Os vestibulandos devem comparecer ao local de provas com antecedência mínima de uma hora, ou seja, às 12h, levando caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original. Os gabaritos preliminares serão divulgados em 16 de janeiro, e o resultado final deve sair em 18 de fevereiro. Foram registrados 24.977 inscrições, das quais 14.858 são para o Sistema Universal, 6.774 pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas e 3.009 pelo Sistema de Cota para Negros. São oferecidas 2.092 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2013, em 96 cursos dos quatro campi da Universidade. Outras informações podem ser consultadas no site do Cespe, responsável pelos vestibulares da UnB.

Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)
Provas do Vestibular 2013

Os candidatos inscritos no vestibular 2012 da Uneal fazem as provas neste domingo e segunda-feira, 13 e 14 de janeiro. Os locais de prova já estão disponíveis para consulta. A instituição recomenda chegar ao local de prova com antecedência de, no mínimo, 30 minutos, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 12h40. O candidato precisa levar caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, documento oficial de identidade, e o Cartão de Inscrição impresso. No primeiro dia de exame os estudantes terão que fazer uma redação e responder questões de Português e Língua Estrangeira. No segundo, a prova será composta por questões específicas ao curso concorrido. São oferecidas 1.080 vagas para 32 cursos. Metade das vagas destina-se a candidatos oriundos da rede pública de ensino. O resultado final está previsto para ser divulgado em 18 de fevereiro. Outras informações podem ser consultadas no site da Copeve, responsável pelo vestibular da Uneal.

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Provas do Vestibular 2013

As provas do vestibular 2013 da UNEB acontecem neste domingo e segunda-feira, 13 e 14 de janeiro. Os locais de provas já podem ser acessados. De acordo com a universidade, mais de 41 mil candidatos disputam as 4.084 vagas oferecidas, distribuídas em 126 opções de cursos de graduação. No total, a Uneb tem 24 campi em Salvador e no interior do estado. Na capital, o curso mais concorrido é o de Medicina, com concorrência de 137 candidatos por vaga (para ingresso no 1º semestre) e 106 candidatos por vaga (para início das aulas no 2º semestre). Saiba mais informações sobre o vestibular de verão 2013 no site da UNEB.

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
Vestibular de Verão 2013

O vestibular de verão 2013 da Unicentro também acontece neste domingo e segunda-feira, 13 e 14 de janeiro. Serão 4345 candidatos concorrendo às 1305 vagas oferecidas nos 36 cursos de graduação da instituição. Os locais de prova já podem ser consultados no Menu do Candidato. Nos dois dias, as provas iniciam às 14h, e os portões estarão abertos a partir das 13h30. No domingo (13), os candidatos fazem as provas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna, além da Redação. No dia seguinte (14), será a vez da prova específicas, de disciplinas de acordo com o curso escolhido pelo candidato. A lista de aprovados está prevista para ser divulgada em 1º de fevereiro. Outras informações podem ser consultadas no site da Unicentro.

LEIA MAIS

– Notícias de Vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade