Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Novo acordo ortográfico poderá ser obrigatório apenas a partir de 2016

Decisão ainda precisará passar pela presidente Dilma Rousseff

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 20 dez 2012, 12h40

O novo acordo ortográfico, que passaria a valer a partir de 1º de janeiro de 2013, poderá ter seu início oficial postergado para 2016. O Ministério da Relações Exteriores encaminhou para a Casa Civil uma minuta de decreto para o adiamento da implantação do novo acordo. O documento aguarda a decisão da presidente Dilma Rousseff.

– Entenda as mudanças do novo acordo ortográfico

Segundo a assessoria do Itamaraty, a minuta foi desenvolvida após uma reunião interministerial, realizada no fim de novembro, que envolveu técnicos do Ministério da Educação, da Casa Civil e do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

O adiamento em 3 anos para o início do acordo será decidido pela presidente Dilma Rousseff até 31 de dezembro, dia em que se encerra o prazo original para a implementação do novo acordo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Para os vestibulares

Com o fim do acordo em 31 de dezembro, os vestibulares que aplicam provas escritas a partir de janeiro já cobrariam a nova ortografia, como é o caso da prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa da Fuvest, a exigência ou não por parte da banca examinadora da nova ortografia irá depender da decisão da presidente Dilma Rousseff. Caso a minuta de decreto seja aprovada, a banca continuará aceitando as duas normas ortográficas. A segunda fase do vestibular será aplicada entre os dias 6 e 7 de janeiro.

Novo acordo ortográfico

Assinado em 2008, o novo acordo pretende simplificar as regras ortográficas entre os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e passaria a valer a partir de 1º de janeiro de 2013.

Apesar de já estar valendo, os brasileiros podem usar as duas normas ortográficas, a atual e a prevista no acordo até 31 de dezembro. Elas são aceitas como corretas nas provas escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Novo acordo ortográfico poderá ser obrigatório apenas a partir de 2016
Universidades
Novo acordo ortográfico poderá ser obrigatório apenas a partir de 2016
Decisão ainda precisará passar pela presidente Dilma Rousseff

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.