Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Novo curso de Engenharia em Nanotecnologia é oferecido pela PUC-Rio

Graduação é a primeira da América Latina e uma das dez primeiras do mundo

Por Da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 17 set 2010, 15h38

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vai oferecer uma nova graduação já a partir do próximo vestibular: a Engenharia em Nanotecnologia.

O novo curso será interdisciplinar e englobará as áreas de biologia, química, física, eletrônica, computação, ciências de materiais e engenharias.

As inscrições para o vestibular 2011, que vai preencher vagas para este curso e para outras graduações vão até 26/09 e devem ser feitas pela internet. Acesse o manual do candidato aqui.

Nanotecnologia
O termo nanotecnologia surgiu em 1974, cunhado pelo pesquisador Norio Taniguchi, da Universidade de Tokyo. Sua origem vem da palavra grega “nano”, que quer dizer anão (nanico), e faz referência ao nanômetro, tamanho aproximado da largura de 10 átomos de hidrogênio alinhados ou, explicando de outra forma, um bilionésimo de metro.

– Confira o calendário dos principais vestibulares na Agenda do GUIA!

A nanotecnologia é aplicada na manipulação de materiais em nível atômico e molecular. Já existem diversos materiais comercializados com a tecnologia, como tecidos e roupas, eletrodomésticos e tintas.

“O impacto das inovações da nanotecnologia é inevitável e vai impulsionar diversos setores econômicos, como eletroeletrônica, energia, construção civil, biomedicina e proteção ambiental. Também devem fazer parte dessas mudanças áreas estratégicas, como segurança nacional, pessoal e patrimonial”, comenta Marco Aurélio Pacheco, coordenador do novo curso.

LEIA TAMBÉM – Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade