Qual o perfil de um estudante da área de Saúde?
Para dar conta da rotina pesada, o profissional tem de ter boa dose de interesse pelo ser humano e comprometimento com o seu bem-estar
A área da Saúde é conhecida pela rotina de trabalho árduo e estressante e pela contínua pressão de reduzir sofrimentos e salvar vidas. Para se dar na profissão, é fundamental ter interesse pelo bem-estar dos outros, além de equilíbrio emocional, sensibilidade para questões sociais e facilidade de comunicação.
– Veja outros cursos possíveis na área
– Veja uma página especial sobre Saúde
– Quero cursar Medicina, mas não quero ver cadáveres. O que faço?
– Gosto de Medicina, mas tenho receio dos horários de trabalho na profissão. O que fazer?
– Quero Enfermagem, mas tenho pavor de sangue. O que faço?
Por ser uma área que requer do profissional constante atualização, também é necessário reservar espaço na sua agenda apertada para participar de congressos e cursos de especialização.
Segundo Denise Retamal, diretora-executiva da RHIO’S Recursos Humanos, o perfil das pessoas dessa área costuma ser mais reservado. “Elas são dão bem trabalhando em ambientes fechados e com uma rotina de muitas horas de trabalho. Além disso, têm um raciocínio abstrato bem desenvolvido e sabem lidar com adversidades em diferentes situações”, completa. Denise também lembra que, nessa área, é importante ter visão estratégica e saber tomar decisões sob pressão, uma vez que os problemas podem evoluir rapidamente.
O GUIA conversou com a professora Silvana Artioli Schellini, diretora da Faculdade de Medicina da Unesp – Botucatu, para saber mais sobre esse perfil:
Como é o perfil do aluno da área Saúde? Quais são as características psicológicas mais comuns a quem decide seguir uma carreira nesse campo?
O aluno da área de saúde, mais especificamente da Medicina, é sempre alguém que gosta muito de estudar, de amparar e ajudar as pessoas. É uma pessoa comprometida com o bem estar dos outros.
Que competências e habilidades ele precisa ter para se dar bem na área?
A Medicina é um mundo! Difícil até definir um perfil. Temos especialidades que precisam da convivência com o paciente e outras em que isso é completamente desnecessário, como, por exemplo, quem opta pela área de Administração Hospitalar. Os que não gostam de conversar com o paciente escolhem as áreas de diagnóstico. Os que gostam, são clínicos, psiquiatras. A gama é enorme.
Há alguma característica pessoal que seja mais importante para um curso na área do que em outros? (Por exemplo, o aluno de Nutrição precisa ter certa habilidade e o de Medicina ou Enfermagem não)?
Não acho necessário ter uma qualidade específica para ser candidato à Medicina, exceto pelo fato de que o médico precisa estar sempre se atualizando. Deve ser uma pessoa que busca a inovação com segurança para o seu exercício profissional, já que o conhecimento está em constante ebulição.
Como escolher o curso que melhor se encaixa em seu perfil? |
Clique para conhecer o perfil dos estudantes de cada área: |
– Administração e Negócios |
– Artes e Design |
– Ciências Exatas e Informática |
– Ciências Sociais e Humanas |
– Comunicação e Informação |
– Engenharia e Produção |
– Meio Ambiente e Ciências Agrárias |
– Saúde |