O Projeto de Lei que pode mudar uma regra importante do Sisu
Já imaginou ter uma chance duplicada de ir bem no Sisu? A ideia do projeto é mais ou menos essa! Entenda o que está em debate
Neste mês, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou uma mudança que pode fazer a diferença para quem tenta uma vaga pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Hoje, o programa que dá acesso às universidades públicas só aceita a nota da edição mais recente do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.
O novo projeto quer dar uma forcinha extra: se virar lei, os candidatos poderão usar a melhor nota obtida em uma das duas últimas edições da prova. O que motivou a discussão, no entanto, foi uma situação bastante específica, a dos jovens missionários que pausam os estudos para se dedicar à causa religiosa.
Ficou curioso? Entenda abaixo como surgiu o Projeto Lei 2533/22, como ele foi alterado nos últimos anos e o que falta para que seja aprovado.
+ Procurando pelo Sisu 2025.2? Saiba por que ele não vai acontecer
De missionários para todos os estudantes
O PL 2533/22, proposto pelo deputado Dr. Frederico (PRD-MG) em setembro de 2022, tinha como objetivo alterar a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), criando um prazo especial de ingresso na universidade para jovens missionários.
Com isso, caso aprovados, eles poderiam adiar a matrícula por até quatro semestres se estivessem em missão religiosa. Ou seja, o Enem sequer era uma pauta do PL no início.
O texto em discussão agora, modificado pelo deputado Duda Ramos (MDB-RR), é um substitutivo que tirou os missionários do centro. A proposta é permitir que qualquer estudante utilize notas retroativas do Enem para concorrer no Sisu.
Na edição do Sisu 2026, por exemplo, seria possível utilizar as notas do Enem 2024 ou 2025. A melhor pontuação entre as duas edições seria a considerada pelo sistema.
Atualmente, tanto o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) quanto o Prouni (Programa Universidade para Todos) oferecem essa flexibilidade. Enquanto no programa de financiamento é possível concorrer com notas do Enem 2010 em diante, o Prouni caminha mais próximo do PL em discussão, permitindo o uso das últimas duas edições.
+ Quais são as diferenças entre Sisu, Prouni e Fies?
Vai virar lei?
A proposta ainda precisa passar por mais etapas. Depois de aprovada na Comissão de Educação, o texto segue para análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. Lá, se aprovado, vai direto para o Senado, sem precisar de votação no plenário da Câmara. Se o Senado não mexer em nada, o próximo passo é a sanção do presidente Lula.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Tema de redação da Unesp 2026 aborda epidemia da solidão
Gabarito extraoficial 2º dia do Enem 2025 no Pará: veja como acessar
Saiba como acompanhar o gabarito extraoficial da 2ª fase da Unesp 2026
Quando cai o pagamento de mil reais do Pé-de-Meia? E o bônus para quem fez Enem?
Qual é o feminino de jacaré?





