Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Olimpíada Catarinense de Redação começa no dia 19 para estudantes da rede pública

Prova terá duas fases e correção segue o mesmo padrão do Enem

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 14 set 2016, 16h50

A Secretaria de Educação de Santa Catarina, em parceria com a Imaginie, plataforma online de correção de redação, realizam a partir da próxima segunda-feira (19) a Olimpíada Catarinense de Redação. Serão 73 mil alunos participantes, todos do ensino médio público.

A prova ocorre em duas fases: na primeira, o estudante deve acessar a plataforma Imaginie e obter a proposta de redação. Os candidatos têm até as 00h de 30 de setembro para enviar o texto, também através da plataforma. Os 120 alunos com as melhores notas serão convocados para a segunda fase, que ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro.

A correção segue o mesmo padrão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com dois corretores por prova e as cinco competências analisadas: demonstrar domínio da modalidade escrita formal; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos de argumentação; elaborar proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos.

A ideia é expandir a Olimpíada de Redação para outros estados. A plataforma Imaginie criou um financiamento público (crowdfunding), que pode ser acessado aqui, para auxiliar o projeto a se expandir.

Continua após a publicidade

Publicidade