A Secretaria de Educação de Santa Catarina, em parceria com a Imaginie, plataforma online de correção de redação, realizam a partir da próxima segunda-feira (19) a Olimpíada Catarinense de Redação. Serão 73 mil alunos participantes, todos do ensino médio público.
A prova ocorre em duas fases: na primeira, o estudante deve acessar a plataforma Imaginie e obter a proposta de redação. Os candidatos têm até as 00h de 30 de setembro para enviar o texto, também através da plataforma. Os 120 alunos com as melhores notas serão convocados para a segunda fase, que ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro.
A correção segue o mesmo padrão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com dois corretores por prova e as cinco competências analisadas: demonstrar domínio da modalidade escrita formal; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos de argumentação; elaborar proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos.
A ideia é expandir a Olimpíada de Redação para outros estados. A plataforma Imaginie criou um financiamento público (crowdfunding), que pode ser acessado aqui, para auxiliar o projeto a se expandir.