Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

ONG faz mapa interativo para indicar universidades com sistema de cotas

186 instituições federais e estaduais foram listadas

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h35 - Publicado em 2 Maio 2012, 16h05

A ONG Educafro, que tem cursinhos populares para promover a inclusão da população negra e pobre em universidades, lançou nesta terça-feira (1) uma versão atualizada do aplicativo “Mapa Interativo das Cotas”, que permite buscar instituições com vaga por meio do sistema de cotas direcionadas a alunos da rede pública, negros, indígenas ou deficientes.

Algumas oferecem bônus na nota final para candidatos que estudaram em escola pública ou são negros, enquanto outras combinam cota racial e social na forma de reserva de vagas.

– Para ver o mapa, clique aqui (link externo).

Para consultar as instituições, basta clicar no Estado desejado. Vai aparecer uma tabela com o nome das universidades, o sistema de cotas usado e o modelo de ação (se ela se baseia em bônus na nota final ou em reserva de vagas especificamente para um determinado grupo).

Continua após a publicidade

A Educafro listou, ao todo, mais de 180 universidades estaduais e federais, faculdades e institutos de ensino tecnológico.

– STF decide por unanimidade que sistema de cotas em universidades públicas é constitucional

São Paulo é o Estado com o maior número de instituições participantes: são 56 ao todo, sendo 48 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), do governo estadual.

O Frei David Raimundo dos Santos, diretor executivo da Educafro, comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade dos sistemas de cotas na semana passada e disse que a organização vai procurar fundamentação jurídica para pressionar as universidades.

LEIA MAIS:
– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade