Parceria do Brasil com o MIT pode trazer centro de pesquisa para o país
Ministro da Educação anuncia ainda acordo da instituição norte-americana com o ITA para expandir a formação de engenheiros no Brasil
A visita da presidente Dilma Rousseff e sua comitiva aos Estados Unidos rendeu a negociação de uma parceria com Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para a instalação de um centro de pesquisa da instituição norte-americana no Brasil.
A presidente Dilma Rousseff durante encontro com o presidente Barack Obama na Casa Branca. Roberto Stuckert Filho/Agência Brasil
O anúncio foi feito nesta terça-feira (10) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, após a visita ao MIT Media Lab, laboratório de pesquisa da instituição.
Ainda serão feitos estudos para determinar a cidade que receberá o centro e as modalidades de pesquisa a serem desenvolvidas ali. “A marca do MIT é transformar ideias em ações e é isso o que queremos para o Brasil: aliar a produção do conhecimento acadêmico ao universo produtivo e empresarial”, disse o ministro.
– Teste: Qual o intercâmbio certo para mim?
Durante a visita, também foram assinados acordos entre o MIT e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Brasil, para a ampliação da oferta de bolsas de estudos do programa Ciência sem Fronteiras. O benefício inclui as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) também assinou acordo com a instituição americana. A ideia é expandir a formação de engenheiros no Brasil.
*Com informações do Portal MEC
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem